Avaliação Diagnóstica
O Serviço de Avaliação Diagnóstica da Fundação Catarinense de Educação Especial tem como objetivo identificar transtornos do neurodesenvolvimento, realizando a avaliação e a classificação da funcionalidade, e monitorar o desenvolvimento cognitivo através dos marcos do desenvolvimento, atuando como forma de prevenção de possíveis outras dificuldades que o avaliando possa apresentar, pela ausência de identificação e intervenção adequadas. Entende-se que o laudo diagnóstico é o ponto de partida para o encaminhamento aos benefícios, serviços e intervenções necessárias para cada sujeito, de acordo com as políticas públicas vigentes.
O Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE) da FCEE atua com equipe de avaliação multiprofissional, no sentido de avaliar de forma mais detalhada e precisa, fundamentado em evidências científicas com olhares dos diversos campos de conhecimentos. Sua atuação deverá ser interdisciplinar, pautada nas discussões e diálogos indispensáveis à visão global e funcional do avaliando, fundamentada no Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – DSM-5-TR (2023), na CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e na CID 11 (Classificação Internacional de Doenças).
O acesso à avaliação diagnóstica multiprofissional ocorre após a realização de triagem e análise documental, obedecendo à lista de espera.
São elegíveis para o agendamento da triagem crianças e adolescentes com faixa etária de 0 à 17 anos, com suspeita dos seguintes transtornos do neurodesenvolvimento: Atraso Global do Desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
Para o agendamento da triagem, a família precisa apresentar encaminhamento da área da Saúde (médico, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou assistente social) sinalizando a suspeita de transtorno do neurodesenvolvimento e da área da Educação, através do relatório pedagógico atualizado.
Os documentos obrigatórios para agendamento de atendimentos referem-se à documentação pessoal da pessoa a ser avaliada e do responsável legal, comprovante de residência, laudos anteriores (se houver) e relatórios de atendimentos reabilitatórios e/ou escolares (se frequentar).
Mais informações:Centro de Avaliação e Encaminhamento da FCEE
Telefone:
(48) 3664-4946
Email:
cenae@fcee.sc.gov.br Clique aqui para mais informações