oito pessoas em pé, um cadeirante, bandeira ao fundo
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Florianópolis realizou na manhã desta terça-feira, 19/11, cerimônia de inauguração das suas novas instalações, em evento que contou com a presença da governadora em exercício Marilisa Boehm e da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst Leite. O Complexo de Atendimento Especializado Guilherme Kuerten, que fica ao lado do prédio principal da instituição, no Bairro Itacorubi, recebeu R$ 5,7 milhões em recursos repassados pelo Governo do Estado, através da FCEE. A verba foi usada para a construção da edificação e para a aquisição de mobiliário adaptado.

A governadora em exercício destacou a importância da entrega das instalações. “Com essa reforma e ampliação das instalações, damos um passo importante para garantir um atendimento ainda mais qualificado, com estruturas adequadas que atendam de maneira plena as necessidades de todos aqueles que buscam apoio, formação e oportunidades. A nova estrutura não é apenas uma melhoria física, mas um reflexo do nosso compromisso em construir um estado onde todos, sem exceção, tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades”, destacou.

A nova estrutura, com 2,4 mil metros quadrados e 45 salas de atendimento, vai contribuir para o atendimento dos 850 educandos que hoje já são assistidos pela instituição e também para futuros assistidos que aguardam em uma fila de espera que chega a 600 pessoas. O novo espaço contará com sala de psicomotricidade e de estimulação precoce, mobiliário especial para atendimento a autistas, espaço para acolhimento de pais, salas de apoio, de atendimento técnico, refeitório, recepção, secretaria e salas administrativas.

A presidente da FCEE, Jane Rauh Probst Leite, comentou sobre a importância de trazer a qualidade e do investimento para aprimorar ainda mais o atendimento. “A Apae de Florianópolis sempre foi referência na área da educação especial. E, por meio dos recursos repassados pelo Estado, foi possível melhorar as condições deste espaço”, destacou.

Mãe de Guilherme Kuerten, cujo nome foi escolhido para denominar a unidade, Alice Kuerten destacou que a Apae oportuniza os direitos para as pessoas com deficiência intelectual de receberem o aprendizado, o lazer e a convivência social. “Esse módulo leva o nome do meu filho e no momento em que soube fiquei constrangida, porquê eu acho que tem tanta gente que merece isso. Mas, ao mesmo tempo, fico muito grata, porque Guilherme frequentou aqui por 26 anos. Ele foi muito feliz aqui e teve muitos aprendizados e a gente aprendeu a conviver com essas diferenças e aprendeu a gostar e a lutar por essa causa”, concluiu.

Políticas de educação especial
A FCEE é o órgão do Governo de Santa Catarina responsável em definir e coordenar as políticas de educação especial no estado. Uma de suas ações é manter o atendimento ao público do segmento por meio de parcerias com instituições especializadas, como as Apaes, as Associações de Amigos do Autista (Amas), as associações de surdos, de pessoas com deficiência visual, de síndrome de Down, entre outras.

Os programas de parcerias incluem repasses financeiros para contratação direta de profissionais e manutenção das atividades das instituições. Em 2024, a FCEE repassou no total R$ 257 milhões em recursos para 243 instituições conveniadas, entre elas, a Apae de Florianópolis. Os repasses são destinados a manter serviços como avaliação diagnóstica, estimulação precoce, educação profissional, serviços de convivência e atendimentos de acessibilidade e tecnologia assistiva.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete da Vice-governadora)

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito