
Em Santa Catarina, os alunos em idade escolar com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação estão incluídos no público-alvo da educação especial e têm direito a atendimento educacional especializado com o objetivo de minimizar as diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem. É consenso entre os especialistas que alunos superdotados não encaminhados adequadamente enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem e também emocionais.
O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial, atua para disseminar o conhecimento acerca das altas habilidades/superdotação e fomentar a identificação e o atendimento destes alunos talentosos. Neste ano de 2024 são mais de 700 alunos beneficiados na rede estadual de ensino, através de 38 polos regionais de atendimento em todas as regiões do estado.
Em São José, no campus da Fundação, funciona o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que coordena, capacita e orienta o trabalho realizado nos polos regionais, além de também realizar um serviço de atendimento que é considerado referência nacional.
O que é Superdotação?
Superdotação é uma condição caracterizada por habilidades acima da média e desempenho notável em uma ou diversas áreas de conhecimento.
* Capacidade intelectual geral
* Aptidão acadêmica específica
* Pensamento criador ou produtivo
* Talento para as artes
* Capacidade psicomotora
Principais características:
Joseph Renzulli, psicólogo e pesquisador, identifica duas categorias de superdotação: Acadêmica e Criativo-produtiva.
* Superdotação Acadêmica: caracterizada por aprendizado rápido e excelente raciocínio verbal e/ou numérico. Alunos buscam ativamente novas aprendizagens e precisam de estímulos mentais.
* Superdotação Criativo-produtiva: focada na criação de materiais e produtos originais. Alunos procuram novas formas de fazer as coisas e demonstram uma variedade de interesses.

Mitos
X Todo superdotado é um gênio.
X Superdotados têm um perfil físico ou social específico.
X A superdotação intelectual garante sucesso na vida.
X Superdotados devem ter desempenho excepcional em tudo.
X Famílias não devem ser informadas sobre a superdotação.
X Superdotados não precisam saber de suas habilidades.
X A superdotação é um transtorno.
X A superdotação é rara e pouco comum.
X Superdotados não precisam de atendimento especializado.
X QI alto é o único indicador de superdotação.
X Criativos-produtivos são menos inteligentes que os acadêmicos.
X A superdotação está restrita a classes socioeconômicas privilegiadas.