Em Santa Catarina, os alunos em idade escolar com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação estão incluídos no público-alvo da educação especial e têm direito a atendimento educacional especializado com o objetivo de minimizar as diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem. É consenso entre os especialistas que alunos superdotados não encaminhados adequadamente enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem e também emocionais.
O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial, atua para disseminar o conhecimento acerca das altas habilidades/superdotação e fomentar a identificação e o atendimento destes alunos talentosos. Neste ano de 2024 são mais de 700 alunos beneficiados na rede estadual de ensino, através de 38 polos regionais de atendimento em todas as regiões do estado.
Em São José, no campus da Fundação, funciona o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), que coordena, capacita e orienta o trabalho realizado nos polos regionais, além de também realizar um serviço de atendimento que é considerado referência nacional.
O que é Superdotação? Superdotação é uma condição caracterizada por habilidades acima da média e desempenho notável em uma ou diversas áreas de conhecimento.
* Capacidade intelectual geral * Aptidão acadêmica específica * Pensamento criador ou produtivo * Talento para as artes * Capacidade psicomotora
Principais características: Joseph Renzulli, psicólogo e pesquisador, identifica duas categorias de superdotação: Acadêmica e Criativo-produtiva.
* Superdotação Acadêmica: caracterizada por aprendizado rápido e excelente raciocínio verbal e/ou numérico. Alunos buscam ativamente novas aprendizagens e precisam de estímulos mentais. * Superdotação Criativo-produtiva: focada na criação de materiais e produtos originais. Alunos procuram novas formas de fazer as coisas e demonstram uma variedade de interesses.
Mitos X Todo superdotado é um gênio. X Superdotados têm um perfil físico ou social específico. X A superdotação intelectual garante sucesso na vida. X Superdotados devem ter desempenho excepcional em tudo. X Famílias não devem ser informadas sobre a superdotação. X Superdotados não precisam saber de suas habilidades. X A superdotação é um transtorno. X A superdotação é rara e pouco comum. X Superdotados não precisam de atendimento especializado. X QI alto é o único indicador de superdotação. X Criativos-produtivos são menos inteligentes que os acadêmicos. X A superdotação está restrita a classes socioeconômicas privilegiadas.
Leis: A legislação brasileira garante acesso à educação especializada aos alunos com Altas Habilidades / Superdotação. Alguns dos direitos são: * Atendimento educacional especializado gratuito; * Adequação do currículo; * Conclusão do curso em menor tempo; * Acesso à sala de recursos especiais. Como Identificar A identificação de crianças com Altas Habilidades/Superdotação pode ocorrer de diversas formas.
Em sala de aula: * Tira boas notas na escola (apresenta grande vocabulário); * Gosta de fazer perguntas (necessita pouca repetição do conteúdo escolar); * Aprende com rapidez (é perseverante); * Apresenta excelente raciocínio verbal e/ou numérico (é um consumidor de conhecimentos); * Lê por prazer (tende a agradar os professores); * Gosta de livros técnico-profissionais (tende a gostar do ambiente escolar); * Tem paixão em aprender (revela intenso perfeccionismo); * Por outro lado, também pode ser superdotado quem: * Não necessariamente apresenta QI superior (pensa por analogia); * É criativo e original (usa o humor); * Demonstra diversidade de interesses (gosta de fantasiar); * Gosta de brincar com as idéias (não liga para convenções); * É inventivo e constrói novas estruturas (é sensível a detalhes); * Procura novas formas de fazer as coisas (é produtor de conhecimento); * Não gosta de rotina (encontra ordem no caos).
Por outro lado, também pode ser superdotado quem: * Não necessariamente apresenta QI superior (pensa por analogia); * É criativo e original (usa o humor); * Demonstra diversidade de interesses (gosta de fantasiar); * Gosta de brincar com as idéias (não liga para convenções); * É inventivo e constrói novas estruturas (é sensível a detalhes); * Procura novas formas de fazer as coisas (é produtor de conhecimento); * Não gosta de rotina (encontra ordem no caos).
Importante analisar em relação aos aspectos citados acima a: >> Frequência >> Constância >> Intensidade
Outras formas possíveis para identificar um estudante com Altas Habilidades/Superdotação: * Busca intencional por professores especializados; * Autonomeação (o estudante percebe sua capacidade acima da média); * Identificação por colegas ou família; * Participação em olimpíadas de conhecimentos e torneios; Processo de Avaliação Após a identificação das caracterísitcas, o estudante é encaminhado para uma avaliação realizada por profissionais especializados.
A avaliação é crucial para: >> Identificar o perfil do estudante, seus interesses, dificuldades e suas formas de aprender; >> Traçar metas para promover um atendimento educacional adequado, visando desenvolver as habilidades identificadas.
Fases da avaliação: >> Anamnese com a família; >> Entrevistas com o estudante e profissionais da escola; >> Aplicação de questionários e jogos pedagógicos; >> Testes psicométricos. (Caso for necessário);
Atendimento Educacional Especializado - Onde Encontrar Você percebe que seu filho (a) tem indicativos de Altas Habilidades/Superdotação? Em Santa Catarina, você pode buscar o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial (NAAHS – FCEE), em São José, ou os Polos na sua região para avaliação e atendimento educacional especializado.