sc logo

banner cenae


Objetivos do CENAE:
*Produzir conhecimento, capacitar profissionais e assessorar equipes multidisciplinares e serviços na área da avaliação diagnóstica de pessoas com indicativos de alterações do neurodesenvolvimento (Atraso Global de Desenvolvimento, Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade).

*Elaborar pareceres de elegibilidade para concessão de benefícios a pessoas com deficiência (redução de jornada de trabalho, Carteira de Passe livre, Carteira de Identificação de pessoas com Autismo e Pensão Especial).

Interface com as políticas públicas: Educação e Saúde



Estrutura e funcionamento:
Para o alcance de seus objetivos, o CENAE dispõe dos serviços a seguir:

Avaliação Diagnóstica:
O Serviço de Avaliação Diagnóstica tem como objetivo identificar transtornos do neurodesenvolvimento, realizando a avaliação e a classificação da funcionalidade biopsicossocial e monitorar o desenvolvimento cognitivo através dos marcos do desenvolvimento, atuando como forma de prevenção de possíveis outras dificuldades que o avaliando possa apresentar, pela ausência de identificação e intervenção adequadas. Entende-se que o laudo diagnóstico (inicial, pericial e multidisciplinar) é o ponto de partida para o encaminhamento aos benefícios, serviços e intervenções necessárias para cada sujeito, de acordo com as políticas públicas vigentes.

O CENAE atua com equipe de avaliação multiprofissional, no sentido de avaliar de forma mais detalhada e precisa, fundamentado em evidências científicas com olhares dos diversos campos de conhecimentos. Sua atuação deverá ser interdisciplinar, pautada nas discussões e diálogos indispensáveis à visão global e funcional do avaliando, fundamentada no Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – DSM-5 (2014), na CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) e no CID 10 (Código Internacional de Doenças).

O acesso à avaliação diagnóstica no CENAE pode ocorrer por agendamento de triagens, análise documental, por demanda espontânea, por solicitações de Ministério Público, de equipes da Rede de Ensino, de Saúde ou de Assistência Social, de acordo com a lista de espera, disponível no site da FCEE.

Os documentos obrigatórios para agendamento de atendimentos referem-se à documentação pessoal da pessoa a ser avaliada e do responsável, comprovante de residência, laudos anteriores (se houver) e relatórios de atendimentos reabilitatórios ou escolares (se houver).

Benefícios para Pessoas com Deficiência em Santa Catarina: 
Encontre nos links abaixo informações sobre os principais benefícios voltados para pessoas com deficiência no Estado de Santa Catarina e a participação do CENAE/FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial) na concessão destes benefícios:

Benefícios para Pessoas com Deficiência em SC

Benefício de Prestação Continuada (BPC- LOAS)

Passe Livre Intermunicipal

Passe Livre Interestadual

Pensão Especial Estadual à Pessoa com Deficiência Mental Severa

Redução da Jornada de Trabalho

Isenção do Imposto de Renda sobre Produtos Industrializados



Contatos:
Coordenação do CENAE: (048) 3664-4946

Secretaria: (048) 3664-4945

Passe Livre: (048) 3664-4948

Serviço Social: (048) 3664-4950

E-mail: cenae@fcee.sc.gov.br

 

Blogger

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito