Banner CEVI 2


 
Objetivo: produzir conhecimento, capacitar profissionais e assessorar os serviços de educação especial de todo o Estado de Santa Catarina quanto ao atendimento prestado no Serviço Pedagógico Específico (SPE), Serviço de Atendimento Específico (SAE), Serviço de Vivências Laborais (SEVIL) e Serviço de Convivência, desenvolvendo ações nucleares (no campus da FCEE e nas instituições conveniadas), extensivas e de pesquisa.

Interface com as políticas públicas: Educação, Assistência Social e Saúde 


Estrutura e Funcionamento 
As intervenções realizadas são pautadas no Currículo Funcional Natural, desenvolvidas por uma equipe multiprofissional, de forma interdisciplinar, tendo como principal objetivo a redução dos apoios e, consequentemente, a sobrecarga do cuidador, pensando sempre em favorecer a participação social, o convívio familiar e comunitário das pessoas com deficiência.

Para o alcance de seus objetivos, o CEVI dispõe dos serviços a seguir:

Serviço Pedagógico Específico/SPE:
Atende educandos com diagnóstico de deficiência intelectual grave ou profunda associada ou não a outras deficiências e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) com baixo nível funcional/nível 3, desde que associados a quadros de saúde e/ou comportamentais que inviabilizam sua permanência no ensino regular, na faixa etária de 6 a 17 anos. Tem como objetivo oportunizar a apropriação e elaboração dos conceitos científicos e a qualificação da funcionalidade do educando, por meio de projetos educacionais de caráter pedagógico, possibilitando, assim, a qualificação das estruturas psicológicas superiores.

Serviço de Atendimento Específico/SAE:
Atende educandos a partir dos 18 anos completos com diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) moderada, grave ou profunda, associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com baixo nível funcional, que apresentam limitação no desempenho de atividades cotidianas e restrição na participação das rotinas sociais e familiares, além de não estarem inseridos em outros espaços, no mercado de trabalho ou alguma atividade educacional. Tem como objetivo promover aquisição de habilidades cognitivas e funcionais de educandos elegíveis para o serviço, com vistas à redução dos apoios e a melhora ou manutenção das habilidades no desempenho de atividades sociais e familiares.

Serviço de Vivências Laborais/SEVIL:
Atende educandos com deficiência intelectual moderada ou grave, associada ou não a outras deficiências, e/ou transtorno do espectro autista – TEA, com idade igual ou superior à 18 anos, sem perspectiva (permanente ou provisória) de ingresso no processo de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, porém que apresentam nível de funcionalidade compatível para a execução de atividades ocupacionais e funcionais. O serviço é organizado em formato de oficinas que oferecem atividades laborais e funcionais de caráter socioeducativo e tem como objetivo, proporcionar e garantir o direito e o exercício à realização de atividades laborais, funcionais e sociais que possibilitem a ampliação e manutenção de habilidades cognitivas, contribuindo assim para a promoção da autonomia, independência pessoal e inclusão social.

Serviço de Convivência:
Atende educandos com idade a partir de 40 anos com diagnóstico de deficiência intelectual moderada ou grave associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentem indicativos de mudanças e/ou perdas associadas ao envelhecimento e que não tenham oportunidade de participar de outros espaços sociais, tanto por questões funcionais quanto por questões sociais, detectados através de avaliação realizada por equipe multiprofissional. Tem como objetivo qualificar o processo de viver e envelhecer do público atendido.



Contatos:

Coordenação do CEVI: (048) 3664-4887

Secretaria: (048) 3664-4888

E-mail: cevi@fcee.sc.gov.br

Youtube

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito