Mulher branca, loira, de blusa vermelha, joga um jogo de pinos de maideia. Sobre a mesa há mais dois quatro jogos de logica. Ao fundo aparece dois computadores sobre a mesa. No alto da imagem aparece a capa de um manual nas cores azul em branco com os dizeres em azul: Manual Técnico de Jogos Lógicos Adaptados
Um manual desenvolvido com o objetivo apresentar jogos lógicos adaptados para que eles possam auxiliar na avaliação e no atendimento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD), além de orientar profissionais da área da educação que buscam por intervenções enriquecedoras para os seus planos de ensino. Foi com este objetivo que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) criou o Manual Técnico de Jogos Lógicos Adaptados. Autora do projeto, a professora Ananda Ludwig Burin, destaca que o documento auxiliará o educador na construção de atividades de enriquecimento para alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD).

O manual está vinculado a produção técnica do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE) da FCEE.
Constituído por 71 páginas, o documento apresenta todo um arcabouço baseado em pesquisas que trazem pressupostos teóricos sobre os benefícios dos jogos lógicos adaptados na educação especial. Fazem parte do recorte do manual nove jogos: Resta Um Triangular, T Chinês, Torre de Hanoi, Cubo Soma, Caminho Oculto, Inversão, Tangram, Esconde Formas e Pentaminós

“Cada jogo deve ser utilizado pelo professor da maneira que lhe convier. Importante é que o intuito seja o de proporcionar ao aluno enriquecimento amplo acerca do conhecimento a ser explorado; de melhorar o desenvolvimento cognitivo dele; e, de avaliar o processo de aprendizagem em seus diferentes aspectos: intelectual, emocional, social, considerando-se alguns traços e características comuns aos alunos com indicadores de altas habilidades ou superdotação”, diz Ananda.

Jogos auxiliando na avaliação de educandos

De acordo com o documento, já publicado no site da FCEE, o Manual Técnico de Jogos Lógicos Adaptados foi criado para atender uma demanda crescente por recursos e atividades que auxiliem no atendimento e na avaliação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação na área lógico-matemática. A iniciativa surgiu da necessidade de se oferecer ferramentas específicas para os profissionais da educação que trabalham com esse público da educação especial, visando proporcionar uma abordagem eficaz e enriquecedora em seus planos de ensino.

A Professora Ananda Ludwig Burin, desenvolveu o manual em resposta às solicitações dos professores ligados ao Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AEE-AHSD) da FCEE. Esses profissionais buscavam recursos adaptados que pudessem ser utilizados para avaliar e atender às necessidades específicas dos alunos com indicadores de AH/SD no campo da lógica e da matemática.

Assim, o Manual Técnico de Jogos Lógicos Adaptados foi concebido para preencher essa lacuna, fornecendo jogos adaptados que não só ajudam na identificação e no desenvolvimento das habilidades desses alunos, mas também orientam os profissionais da educação na implementação de práticas pedagógicas inclusivas e eficazes.

Desenvolvendo habilidades

Ananda destaca que os jogos selecionados para o manual foram escolhidos com critérios específicos. O primeiro critério foi a sua antiguidade, sendo jogos milenares e livres de direitos autorais. O segundo critério foi a facilidade de adaptação dos jogos de acordo com as necessidades e realidades dos alunos.

Outra consideração importante inclui a abrangência das possibilidades de utilização para avaliação e desenvolvimento das habilidades dos alunos, uma vez que cada um desses jogos permite aos profissionais observar diversas características em uma única atividade.

“Também foram considerados critérios de acessibilidade para alunos com diferentes perfis, necessidades e habilidades. Isso envolve aspectos como a clareza das regras, a disponibilidade de materiais e a capacidade de adaptação para diferentes níveis de habilidade”, pontua Ananda.
Além disso, a educadora destaca que foram selecionados jogos com eficácia comprovada. Em alguns casos, esses jogos foram escolhidos com base em evidências de seu impacto no desenvolvimento de habilidades lógicas e na promoção do aprendizado.

Em resumo, os jogos foram escolhidos com o objetivo de proporcionar aos profissionais da educação uma ferramenta versátil e eficaz para o desenvolvimento das habilidades lógicas dos alunos com altas habilidades/superdotação na área lógico-matemática, além de serem úteis para utilização tanto em salas de aula regulares quanto em ambientes domésticos.

Como os jogos lógicos podem auxiliar no atendimento e na avaliação de alunos

De acordo com a pesquisadora ao introduzir os jogos apresentados no manual em seus planos de ensino, o professor observará uma variedade de características e de comportamentos que oferecem insights valiosos sobre as habilidades dos alunos, além de proporcionarem vivências e experiências relevantes para a vida deles.

O primeiro aspecto observável diz respeito ao nível de familiaridade do indivíduo com jogos e materiais lógico-matemáticos. O segundo, é o interesse em explorar e adquirir conhecimento sobre esses materiais. Isso inclui analisar se o aluno compreende as regras e se faz questionamentos pertinentes sobre elas e as estratégias de jogo. “É comum que alunos com indicadores de AH/SD desafiem as regras e busquem alternativas para alcançar seus objetivos de maneira mais rápida ou de forma não convencional”, lembra Ananda.

Segundo ela uma característica fundamental a ser observada no educando, desde a apresentação do jogo até a sua conclusão, é o raciocínio lógico. Jogos lógicos frequentemente requerem que os jogadores utilizem diversas formas de raciocínio, como dedução, indução e análise. “Ao observar como os alunos abordam e resolvem os desafios apresentados pelos jogos, os profissionais podem avaliar a capacidade de os alunos raciocinarem logicamente”, destaca.

Avaliando capacidade de perseverança

A idealizadora do manual enfatiza que o professor que propõe o jogo a um aluno com indicadores de AH/SD também deve ficar atento à persistência deste em compreender e solucionar o jogo. "Alguns jogos lógicos podem ser desafiadores e exigir alto grau de persistência para serem resolvidos. Ao observar como os alunos lidam com a frustração e persistem diante de desafios, o profissional pode avaliar a capacidade de perseverança e a atitude deles em relação ao enfrentamento de dificuldades", destaca.

Ela enfatiza que llguns jogos lógicos podem ser jogados em grupos, proporcionando a oportunidade de se observar o comportamento social e colaborativo dos alunos. "Os profissionais podem observar como os alunos interagem, comunicam-se e colaboram com os colegas durante o jogo", ensina.

“Em resumo, os jogos lógicos adaptados podem proporcionar uma maneira dinâmica e envolvente de avaliar as habilidades dos alunos, além de atender às suas demandas emergentes por novos conhecimentos e pelo aprimoramento de suas habilidades”, finaliza Ananda.

Conheça os jogos lógicos adaptados

Resta Um Triangular
1 Tabuleiro (base) com 15 casas (furos); 14 Peças (pinos)
O jogo Resta Um Triangular é uma variante do tradicional jogo "Resta Um". Esse jogo envolve mover peças em um triângulo montado com 15 casas (furos) em um tabuleiro. Consiste em: uma peça “pula” sobre a outra; e, remove-se a peça que foi “pulada”. Faz-se assim sucessivamente. O objetivo principal é deixar apenas uma peça no tabuleiro. A versão triangular do "Resta Um" forma - ou desenha - sobre o tabuleiro um triângulo com as peças, geralmente dispostas de modo que cada casa no triângulo seja, inicialmente, ocupada por uma peça, exceto por uma posição que fica vazia.


T Chinês
4 Peças com formatos específicos.
O jogador deverá utilizar todas as peças para completar os desafios.
O Jogo T Chinês é um jogo de desafio que exige concentração, raciocínio e, claro, paciência. Uma variação milenar do Tangram, seu objetivo principal é formar um T com as quatro peças que compõem este quebra-cabeça. Existem ainda desafios extras (formas de figuras) a ser construído utilizando-se todas as peças.

Torre de Hanói
1 Plataforma de madeira com 3 pinos; 5 discos de tamanhos diferentes.
A Torre de Hanói é um quebra-cabeça matemático que envolve três pinos e certo número de discos (ou outras formas geométricas) de tamanhos diferentes que podem ser encaixados em qualquer pino. O quebra-cabeça começa com todos os discos empilhados em ordem crescente de tamanho em um pino, o maior disco embaixo e o menor no topo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de um disco menor, em nenhuma situação. O desafio é o seguinte: trocar toda a torre de discos, com o menor número de jogadas possível, de um pino para outro.

Cubo Soma
7 peças de cubo
O jogo "Cubo Soma" é um quebra-cabeça tridimensional inventado pelo matemático dinamarquês Piet Hein. O objetivo do jogo é montar um cubo a partir de sete peças tridimensionais. As sete peças são compostas de diferentes combinações de 3 ou de 4 cubos menores que são colados, a face de um na face do outro, montando-se, dessa forma, peças tridimensionais de todas as formas possíveis. O principal objetivo do jogo consiste em utilizar todas as sete peças para formar um cubo 3x3x3.

Caminho Oculto
1 Base; 1 peça quadrada grande; 4 peças quadradas pequenas; 4 peças retangulares.
Também conhecido como “Escape”, o jogo Caminho Oculto tem por objetivo a remoção do quadrado maior (peça- chave) pela fenda existente na frente da caixa. Para tanto, deve-se apenas deslizar as peças, sem removê-las de dentro da caixa. É um jogo que exige muita paciência e determinação, necessitando de diversos movimentos para se alcançar o objetivo.

Inversão
1 Base com sete furos em linha reta; 3 pinos escuros; 3 pinos claros.
Regras: 1) Move-se uma peça por vez. 2) As peças andam ou saltam apenas para frente. No caso, as peças que estão à direita só podem andar/saltar para a esquerda e as peças à esquerda apenas andam/saltam para a direita. 3 )Pode-se andar uma casa ou saltar uma peça (da mesma cor ou de cor diferente). 4) Ao final, as peças escuras devem estar nas posições iniciais das claras e vice-versa.

O objetivo do jogo Inversão é inverter a posição das peças na base, ou seja, se as peças escuras estão à direita, ao final do jogo elas devem estar à esquerda e as claras que antes se encontravam à esquerda devem, ao final do jogo, estar posicionadas à direita. Para alcançar o objetivo, o jogador deverá fazer saltos com as peças ou andar uma casa para frente.

Tangram
7 peças: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
O Tangram é um quebra-cabeças formado por 7 peças, sendo elas: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Utilizando-se todas as peças, pode-se montar uma variedade de formas geométricas ou desenhos de formas variadas como formas humanas, abstratas e objetos de diversos formatos.

Esconde Formas
4 tabuleiros com desenhos de formas geométricas; 4 placas com recortes em lugares estratégicos.
O desafio do jogo Esconde Formas consiste em sobrepor as 4 placas com recortes sobre os 4 tabuleiros com desenhos de formas geométricas a fim de deixar aparecendo apenas as formas propostas nos desafios. Por exemplo, se o desafio propuser 6 quadrados, o objetivo é deixar aparecendo somente os 6 quadrados, escondendo-se todas as outras formas.

Pentaminós
1 base de madeira; 12 peças confeccionadas com 5 cubos; 4 cubos unitários.
Também chamado de pentacubos, o jogo Pentaminós é composto por 12 peças - formadas por cubos iguais (ou quadrados no caso do jogo planificado), conectados entre si de modo que pelo menos uma face quadrada de cada cubo coincida com a face de outro (ou o lado de um dos quadrados coincida com um lado de outro, no caso do jogo planificado) -, mais 4 cubos (ou quadrados no caso do jogo planificado) que deverão ser dispostos no tabuleiro conforme desafio proposto.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito