
Com carga horária de 20 horas e tendo como objetivo de atualizar as diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAESPs), com foco na padronização dos procedimentos institucionais e na qualificação dos serviços prestados, visando à ampliação da efetividade e da qualidade dos atendimentos oferecidos às pessoas com deficiência, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou nesta segunda-feira, 21/07, a 5a edição do Curso de Atualização em Educação Especial.
Mais de 5 mil profissionais que atuam nas instituições especializadas e na FCEE participam do curso no sistema EaD entre 21 a 23 de julho. A presidente da FCEE, Jeane Probst Leite e Fernanda Hermes, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) participaram da abertura do curso.
De acordo com Jeane Probst Leite o curso é de grande importância, pois trará as atualizações das diretrizes de atendimento da FCEE, que foram lançadas em 2020. “Durante este período temos aprimorado nosso trabalho com o objetivo de qualificar ainda mais os serviços lá na ponta, realizados nos CAESPs. “A Fundação tem a responsabilidade de acompanhar e promover a qualificação dos serviços, capacitando os profissionais de acordo com as propostas estabelecidas em nossas diretrizes e que os professores entendam a proposta de atendimento em cada serviço proposta nas diretrizes. Que ele busque refletir sobre sua prática pedagógica".
No conteúdo programático há mais de 20 temas a serem estudados entre os quais:
Educação Física, Artes e Musicoterapia. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a Avaliação Biopsicossocial: Conceitos, Estruturas e Aplicações. Programa de Estimulação Precoce - Caracterização do programa;- Elegibilidade;- Funcionamento/estrutura do programa. Serviço Pedagógico Específico, Serviço de Atendimento Específico, serviços de vivências laborais, Serviço de Convivência, Comunicação Alternativa/Aumentativa, Deficiência Visual entre outros.