Duas mulheres estão em um palco onde apresentam um trabalho acadêmico em um datashow. Nele está escrito: propostas de melhoria: Relações e desenvolvimento. Ao centro um grafico nas cores azul, laranja e amarelo. Uma mulher de cabelo preto ondulado apresenta o trabalho. Ela está em pé, de blusa azul e calça jeans. Ao seu lado uma mulher em pé, branca e loira observa. Ela usa blusa e calça preta.
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) foi uma das instituições destaques no 15º Congresso de Controladoria e Finanças da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizado entre os dias 02 e 04 de julho em Florianópolis. Um artigo da FCEE intitulado “Avaliação do Acompanhamento do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para a FCEE/SC” venceu como melhor artigo científico do Congresso, na seção de Produtos Técnicos e Tecnológico. A instituição participou do evento também com a apresentação de mais dois trabalhos, intitulados “Estruturação do Monitoramento do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para a FCEE/SC” e “Inclusão Profissional das Pessoas com Deficiência: Framework de funcionalidade para o acesso e permanência com igualdade de oportunidades”.

Os trabalhos são vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da FCEE (NESPE) e fizeram parte da produção do Mestrado Profissional em Planejamento e Controle de Gestão da FCEE, realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Controle de Gestão da UFSC entre 2022 e 2025 com a participação de grupo de 13 servidores da FCEE. O NESPE fomenta pesquisa, grupos de estudos e produções técnicas na área de Educação Especial.

O artigo vencedor do prêmio foi escrito pelas pesquisadoras da FCEE Juliana Copetti Mattos da Conceição, Mariana Flávia Peixoto e Sabrina Regina dos Santos, com a participação dos professores da UFSC Sérgio Murilo Petri e Luiz Alberton.

O trabalho destaca que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da FCEE constitui um dos pilares essenciais para o desenvolvimento organizacional sustentável, especialmente no setor público, onde os desafios relacionados à motivação, saúde ocupacional e bem-estar dos servidores impactam diretamente a entrega de serviços à sociedade.

O artigo “Estruturação do Monitoramento do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para a FCEE/SC”, que também teve destaque no congresso, enfatiza que a qualidade de Vida no Trabalho (QVT) pode ser compreendida como um conjunto de ações articuladas que visam promover o bem-estar físico, psicológico e social dos trabalhadores no ambiente organizacional. Trata-se de um conceito que transcende os benefícios materiais, englobando aspectos como valorização profissional, equilíbrio entre vida pessoal e laboral, saúde ocupacional e relações interpessoais saudáveis.

Este segundo trabalho é assinado pelas pesquisadoras da FCEE Juliana Paula Buratto dos Santos Pereira e Simone Marcelino Rodrigues, com a participação dos professores da UFSC Sérgio Murilo Petri, Luiz Alberton e Viviane Theiss.

As pesquisas são vinculadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (NESPE) da FCEE, que fomenta pesquisa, grupos de estudos e produções técnicas na área da educação especial.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito