Tradução em LibrasA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) retoma nestes meses de novembro e dezembro as transmissões do Programa Educação Especial em Foco, que tiveram início em fevereiro deste ano. As quatro próximas transmissões ocorrerão entre os dias 16 de novembro e 7 de dezembro, sempre nas quartas-feiras às 19h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da FCEE. O programa Educação Especial em Foco é um dos projetos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.

Na quarta-feira dia 16/11 será transmitido o programa sobre o tema “O papel da família na educação da pessoa com deficiência: do diagnóstico ao ativismo”, com a participação da presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK) e da Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC), Alice Kuerten, da coordenadora de Família da Feapaes-SC e pedagoga da Apae de Maravilha, Adriane Clesi Dietrich Polazzo, da assistente social Emanuella de Oliveira Borges, coordenadora do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) da FCEE, e da fonoaudióloga Monique Scheidt dos Santos, coordenadora do Centro de Educação e Vivência (CEVI) da FCEE.

No dia 23/11 o tema do programa será “Mercado de Trabalho para pessoas com deficiência", abordando os desafios e oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a atuação do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE e os serviços desenvolvidos na preparação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho e na busca por oportunidades para colocação no mercado. Participam a coordenadora do CENET, professora Joice Mara Bittencourt, a responsável pelo Serviço de Encaminhamento ao Mercado de Trabalho da FCEE, Neide Maria de Souza, e dois representantes de empresas que contratam pessoas com deficiência, Paulo Silva da Silva, diretor de Gente e Gestão do Grupo Pereira, e Maicke de Souza Matos, apoio comercial na empresa Dellys Food Service.

No dia 30/11, o programa vai abordar “O paradesporto em Santa Catarina: uma trajetória de conquistas”, tratando das principais conquistas e da história deste setor no Estado, discutindo também as políticas e projetos especiais que contribuíram para a evolução desta área tão importante do esporte. O programa vai contar com a participação dos professores de educação física da FCEE Fernando Bueno, o Tuti, coordenador do CEDUF, Jefferson Roberto Seeber e João Batista Cascaes, além da participação especial de Ronaldo Grisard Clausen, professor aposentado da FCEE, João Ghizoni, ex-presidente da Fesporte e Marino Tessari, ex-presidente do Conselho Regional de Educação Física.

No dia 07/12, o programa reunirá profissionais de diversas áreas para discutir “A importância da efetiva participação da criança com deficiência na escola - Reabilitação, ferramentas de tecnologia assistiva e assessoria técnica: ações integradas para garantir a inclusão na prática”. Participam a fisioterapeuta Marina Junqueira Airoldi, cofundadora do Instituto Nossa Casa, os fisioterapeutas do Centro de Reabilitação da FCEE, Juliana Copetti e André de Souza Rocha, a terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Tecnologia Assistiva da FCEE, Ana Carolina Savall e a psicóloga do CENER, Rana Malva dos Santos. e também pelo Instagram e Facebook.