A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) está participando do grupo de pesquisa internacional sobre Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), com trabalho aprovado para a Conferência Europeia de Pesquisa Educacional, que acontece na Armênia entre os dias 22 e 26 de agosto. O fisioterapeuta André Rocha vai representar a FCEE com seu artigo científico, intitulado “Uma revisão sistemática internacional da CIF e Educação: comparações de publicações nas línguas alemã, portuguesa, italiana, espanhola, chinesa e sul-africana”, que será apresentado no formato de resumo expandido durante o evento. 


A iniciativa do grupo de pesquisa em abordagem multicultural e multilingue do CIF, que se encontram em reuniões virtuais, é uma colaboração entre três professores de universidades do Ártico, Glasgow e Suíça, que resolveram expandir para outras línguas e aprofundar estudos com dados previamente coletados por eles. Os requisitos para participação no grupo foram pesquisadores que tenham conhecimento sobre CIF, atuem na educação especial e falem a língua inglesa. 


O artigo começou a ser desenvolvido a partir das informações previamente coletadas pelos professores orientadores em novembro de 2021 e terminou de ser produzido no início de 2022. 


Para André, uma pesquisa com autores brasileiros sobre educação especial em um evento internacional de prestígio é de extrema relevância para a ciência e para a história da FCEE. “É importante que a gente leve essa colaboração dos estudos que estão sendo desenvolvidos aqui no Brasil, especialmente a partir da perspectiva de educação especial, para que esse conhecimento sobre funcionalidade na educação possa ser comparado com o de outros países e de outras realidades culturais”, orgulha-se. 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito