Fundo azul, foto de pessoas em frente a tablets e computadores e o texto - Congresso da Federação das APAEs de Santa Catarina
O XVII Congresso Estadual das APAEs do Estado de Santa Catarina será realizado nos dias 21, 22 e 23 de Setembro de 2021, no formato virtual com a finalidade de capacitar e socializar conhecimentos e práticas interdisciplinares no âmbito da Educação Especial. Organizado pela Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina (FEAPAES/SC) com apoio do Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), o evento terá início às 13h da próxima terça-feira, 21/09, com uma cerimônia de abertura que contará com a participação da presidente da FEAPAES/SC, Alice Kuerten, a presidente da FCEE, Janice Krasniak, e demais autoridades, parceiros e autodefensores.

Com mais de 3 mil profissionais inscritos, o evento será totalmente online e terá como tema “Educação Especial em Tempos de Educação Remota: Tecnologias e Práticas Interdisciplinares”. A lista com as inscrições homologadas está disponível no site da FCEE em Cursos e Capacitações/Inscrições Homologadas neste link

A transmissão, que será aberta ao público através do perfil da FEAPAES/SC no YouTube, acessível neste link, ocorre ao vivo do auditório do SC 401 Square Corporate, localizado na Rodovia José Carlos Daux, 5.500, Bairro Saco Grande, em Florianópolis. A cedência do local foi totalmente gratuita para a realização do evento.

O Congresso é voltado para profissionais e estudantes atuantes e interessados nas áreas da educação, educação especial, saúde, assistência social, sobretudo das APAEs de Santa Catarina, bem como gestores, familiares, autodefensores e voluntários comprometidos com as pessoas com deficiência intelectual, múltipla, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e transtorno do espectro autista.

Na programação do Congresso estão incluídas apresentações artísticas e a discussão de temas como A Tecnologia Assistiva para a Inclusão de Pessoas com Deficiência”, a apresentação de palestras como ‘O relato de uma Mãe em Tempos de Pandemia”, “Meu objetivo é aprender, minha necessidade é ensinar”, “Autismo e Cognição: entendendo esta forma de pensar”, “Privacidade, acesso à informação e Internet: onde estão os meus dados e direitos?” e “Instituição, família e pandemia.

Confira abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO  XVII Congresso Estadual das APAEs do Estado de Santa Catarina

21/09/2021:

3:00 - Abertura - Alice Kuerten - Presidente da FEAPAES de SC
Autoridades, parceiros e audefensores
Apresentação: Companhia de Dança Lápis de Seda
Apresentação de Trabalhos Artísticos nas Diferentes Linguagens

14:00 - Palestra - “Os desafios da educação remota para a educação especial”
Dra. Viviane de Souza Mosé

15:00 - Palestra - “Entre a Espera e a Urgência: os Desafios da Educação Especial Em Tempos Atípicos”
Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Mediadora: Simone Spier – FEAPAES SC