Uma capacitação presencial com auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) marcou o início dos trabalhos do novo Setor de Análise de Prestação de Contas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O serviço será realizado por um grupo de 10 contadores, contratados especificamente para esta função, o qual terá como objetivo analisar as prestações de contas dos termos de fomento da FCEE. O curso com a CGE ocorreu nos dias 01º e 05 de novembro.
A Auditora-Geral do Estado, Luciana Bernieri Pereira, acompanhou de perto a formação dos novos profissionais e destacou a importância da implantação de um serviço específico para as análises de prestações de contas. “Acredito que a FCEE seja precurssora nesse trabalho, de realmente olhar para este passivo de prestações de contas em análise, tanto de situações passadas quanto em planejamento para melhorar o fluxo futuro”, destacou a Auditora-Geral. “O papel da CGE neste processo é capacitar os servidores, adequar os sistemas, elaborar manuais e tirar dúvidas dos servidores, mas o mais importante é o que a FCEE já vem fazendo, que é montar uma equipe para atuar nesta função e ter um diagnóstico da situação”, acrescentou.
Para a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, este é um novo momento na história da instituição. “A FCEE inicia um novo momento com a criação do Serviço de Análise de Prestação de Contas. Começamos uma tarefa que vinha há muito tempo dependendo de uma equipe e começamos da melhor maneira possível, com uma capacitação em parceria com a CGE, que traz toda a fundamentação teórica necessária para que os novos profissisonais possam desempenhar suas funções da melhor maneira”, destacou a presidente. “Desta forma vamos verificar se os recursos repassados pelo Governo do Estado estão sendo utilizados da maneira correta”, reiterou Jeane.
A Fundação Catarinense de Educação Especial é o órgão dentro da estrutura do Governo do Estado responsável em definir e coordenar a Política de Educação Especial de Santa Catarina, sendo uma de suas responsabilidades os repasses financeiros para as instituições especializadas em educação especial visando a manutenção do atendimento em todo território catarinense. Neste ano de 2024, a FCEE possui 243 instituições conveniadas em todo o estado, entre Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes visuais entre outras, que recebem cerca de R$ 325 milhões ao ano para contratação de profissionais e pagamento de despesas de manutenção, visando atender a demanda de 30 mil educandos.