Imagem com texto: FCEE 55 anos - você também faz parte dessa história.
TRADUÇÃO LIBRASNeste mês de maio de 2023 a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) celebra seus 55 anos de existência com diversos eventos ao longo do mês, com objetivo de comemorar e homenagear servidores e educandos. Os eventos alusivos já começaram nesta semana primeira semana do mês e irão ocorrer ao longo de todo o mês no campus da FCEE em São José e também nas instituições conveniadas e em locais externos.

Com o slogan “FCEE 55 anos: você faz parte dessa história!”, a instituição também irá homenagear 55 servidores em atividades pelo trabalho realizado em prol da Educação Especial em Santa Catarina.

As homenagens começam já nesta sexta-feira, 05 de maio, com a entrega dos primeiros certificados aos servidores da FCEE da região Oeste do estado, em ato a ser realizado na APAE de Xanxerê.

“Nesses 55 anos de trabalho à comunidade de Santa Catarina, só temos a agradecer a todos que ajudaram a construir a nossa história, todos os nossos funcionários, todas as famílias que acreditam no nosso trabalho, não só no campus mas também nas instituições parceiras, pois ali também tem um pouquinho da Fundação”, destaca a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

“Temos um desafio de trazer o melhor retorno a todos vocês e o melhor reconhecimento aos nossos profissionais. Que venham muitos outros anos, novas conquistas, novos estudos e novas metodologias. Estamos aqui para inovar cada vez mais e para garantir o atendimento de qualidade a todo público da educação especial”, conclui a presidente.

História
Primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) foi criada em 6 maio de 1968, através da publicação da Lei nº 4156, assinada pelo então governador Ivo Silveira.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é o órgão do Governo do Estado responsável pela definição e coordenação das políticas de Educação Especial. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com dez Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. Em todo o estado, possui parcerias com quase 250 instituições especializadas, como Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes físicos, entre outros. Além dos repasses financeiros para estas instituições, também realiza cursos, capacitações e assessorias técnicas, beneficiando cerca de 27 mil educandos.

Confira abaixo a programação já confirmada:

Programação alusiva aos 55 anos da FCEE - MAIO 2023:

03/05 – 15h
Abertura da exposição "Lendo e Relendo Cruz e Sousa" - Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE. Visitação gratuita até 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) - Florianópolis

04/05 – 10h e 14h
Palestra “Direitos e Deveres do Trabalhador” com a advogada da OAB de Biguaçu Karine Hasckel para os educandos do Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE.
Local: Auditório FCEE

05/05 - 8h30
Apae de Xanxerê - Reunião da FCEE com diretores das instituições conveniadas da região e entrega de homenagens.
Local: APAE Xanxerê

01 a 19 de maio – Expo 55 NAAHS/FCEE
Local: Hall do Auditório da FCEE

11 e 12/05 - 9h às 17h
Curso “CAESP e o Papel da Equipe Pedagógica” - com instituições conveniadas da regional da Grande Florianópolis.

17/05 - 10h
Cerimônia solene 55 anos FCEE e homenagens

19/05 – 13h30
Live com a equipe do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE) da FCEE.
Tema: “Benefícios sociais para pessoas com autismo: Pensão Especial, Passe Livre e Carteira de Identificação”
Local: Canal da FCEE no YouTube

19/05 - 15h
Inauguração do Serviço de Integração Sensorial da FCEE
Local: Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) - Campus FCEE

20/05 (sábado) - Das 8h às 12h
Festival Paralímpico 2023 - Comitê Paralímpico Brasileiro
Evento aberto ao público, com inscrições gratuitas para crianças de 7 a 17 anos com e sem deficiência.
Local: Campus da FCEE - Ginásio e Campo de Futebol

29/05 - 14h
Palestra sobre “A História do CAP ao longo dos 55 anos da FCEE”

29/05 - 15h
Apresentação de Teatro “O Cas convida você a conhecer mais a comunidade surda" -
Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez
Local: Auditório da FCEE

30/05 - Oportunidades de Emprego para Pessoas com Deficiência - com a presença de empresas e empregadores da Grande Florianópolis.
Local: Hall do Auditório da FCEE – das 9h às 17h