
Um grupo de 60 profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) participou esta semana de uma capacitação sobre a “Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein”, que apresentou a denominada Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada do psicólogo israelense Reuven Feuerstein. O curso foi ministrado entre os dias 24 e 27 de março pela pedagoga e diretora do Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná, Márcia Macionk.
“Todos tem a possibilidade de aprender, não importa a deficiência nem o diagnóstico, todos aprendem, só precisamos saber como fazer, e é isso que esse curso traz para nossos profissionais”, afirmou na abertura do curso a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.
A ministrante do curso, que trabalha há 28 anos com essa metologia, destacou a importância dessa teoria para o público da educação especial. “Feurstein é um psicólogo que trouxe para nós uma abordagem para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem que todos os indivíduos possuem, incluindo também as pessoas com dificuldades, transtornos e necessidades especiais”, afirmou a pedagoga, destacando que a abordagem traz “uma teoria, uma metodologia e um conjunto de aspectos didáticos que ajudam o professor a materializar essa capacidade que todos nós temos, mas principalmente as crianças com necessidades especiais, que precisam de técnicas, ferramentas, metodologias e, fundamentalmente, uma crença na capacidade deles em aprender e serem autonômos”.
O professor de psicologia educacional Reuven Feuerstein (1921-2014) é um renomado teórico israelense autor da teoria psico-educacional conhecida como Modificabilidade Cognitiva Estrutural, na qual defende que todos tem potencial de aprendizagem, através da experiência de aprendizagem mediada (EAM), crucial para o desenvolvimento cognitivo, através da interação intencional e guiada com um mediador.

Em 1995, em uma visita ao Brasil, o professor Feuerstein esteve na FCEE ministrando um curso, então inédito no país, sobre a “Teoria da Modificabilidade Cognitiva”.
O objetivo do curso realizado nesta semana no campus da FCEE foi capacitar os profissionais da instituição para que, posteriormente, possam repassar os conhecimentos através dos cursos, capacitações e assessorias técnicas realizados pela FCEE para profissionais que atuam na educação especial em Santa Catarina, com ênfase nas instituições especializadas e nas escolas da rede estadual de ensino.