Foto de várias pessoas em pé no meio de um salão grande com uma telão exibindo o portal da Superdotação ao fundo

Aconteceu nesta quinta-feira (30) o evento de lançamento do Portal da Superdotação de Santa Catarina, no Museu da Escola Catarinense (MESC) de Florianópolis. A cerimônia foi marcada pela abertura da exposição ‘Lendo e Relendo Cruz e Sousa’, com ilustrações produzidas por jovens estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), e de performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa pelo artista catarinense JB Costa.

A plataforma, disponível no endereço superdotacao.fcee.sc.gov.br reúne as principais informações relacionadas às Altas Habilidades/Superdotação, como conceito, características, diretrizes, mitos, dúvidas frequentes, além da relação de onde buscar atendimento especializado em todas as regiões do estado.

O portal tem o objetivo de desmitificar estereótipos, valorizar a produção artística e qualificar o atendimento pedagógico especializado das pessoas com altas habilidades/superdotação. Além disso, centraliza também informações sobre ensino e aprendizagem, elucidando técnicas, métodos de ensino e avaliação dos indicadores, apresentando cursos e capacitações para o profissional da educação especial.

Um dos destaques da plataforma é a Galeria de Arte Virtual, espaço de acervo que apresenta produções artísticas realizadas por estudantes com altas habilidades/superdotação do NAAH/S, e estará em constante atualização, assim como o restante do Portal.

O Portal da Superdotação é uma iniciativa inédita na área no estado de Santa Catarina, desenvolvida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a partir da parceria técnico-científica firmada com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão (FAPEU)/UFSC. Outro projeto advindo dessa parceria é Portal do Autismo, referência no estado de Santa Catarina.


Sobre a Exposição ‘Lendo e Relendo Cruz e Sousa’

A Exposição ‘Lendo e Relendo Cruz e Sousa’ está em sua quarta edição, e apresenta 24 ilustrações exclusivas inspiradas nos poemas do poeta catarinense Cruz e Sousa. As obras foram produzidas em 2015 por estudantes do NAAH/S com idades entre 14 e 17 anos, à época, em uma atividade realizada pela Oficina de Artes Visuais, sob a mediação da professora de artes Vânia Franz, idealizadora do projeto. As criações são obras dos estudantes Julia Mantelli Copatti, Adriana Espíndola, Rafael Martins Rosa, Lupo Kroll e Luís Felipe Corrêa Aramburu.

A mostra ficará em cartaz até o dia 18 de julho de 2022 no MESC e também estará permanentemente disponível na Galeria de Arte Virtual do Portal da Superdotação de Santa Catarina.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito