Equipamento é um dos únicos no país e permite a produção digital de assentos e encostos de cadeiras de rodas para adequação postural de pessoas com comprometimento físico.

Nesta quarta-feira (22), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) entregou a primeira cadeira de rodas confeccionada com assentos e encostos adaptados para a adequação postural de educandos com deformidades ósseas. O equipamento foi produzido por um sistema de tecnologia pioneira no estado, adquirido neste ano, que consiste num conjunto de elementos interligados com Comando Numérico Computadorizado – CNC.

João Scharmann, educando com deficiência física e intelectual atendido na APAE de Paulo Lopes, recebeu a primeira peça produzida no campus da FCEE. “Estamos muito felizes com o acento e com o encosto que o João recebeu para a sua nova cadeira de rodas, que foram projetados de acordo com as medidas do seu corpo. Isso dará a ele mais conforto e segurança, além de facilitar na rotina em casa e na escola. Esperamos que esse projeto/trabalho contemple um número maior de pessoas que, assim como o João, necessitam de um serviço especializado, que ofereça segurança e mais qualidade de vida. Agradecer a FCEE pela dedicação, carinho e amor envolvidos nos atendimentos”, concluiu Sandra Scharmann, tia de João.

A estrutura controla digitalmente vários eixos de uma máquina de usinagem, que talha materiais brutos como espuma para evitar a piora da condição óssea comprometida e oferece mais conforto à pessoa com deficiência”, explica Ana Carolina Savall, coordenadora do Centro de Tecnologia Assistiva da FCEE – CETEP. “A FCEE é uma das únicas instituições públicas do país com sistema de adequação postural via fabricação digital como este. Somente no campus, em São José, são mais de 60 pessoas com esse tipo de comprometimento e o serviço está sendo estendido a educandos da rede conveniada”, concluiu.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito