card de divulgação da terceira edição do programa Educação Especial em foco. A frase "Formação Continuada" está no centro da imagem. Na sequência, "A importância do conhecimento técnico e as oportunidades de capacitação oferecidas pela FCEE para os profissionais que atuam com o público da educação especial. Abaixo, as fotos das servidores Jeane Rauh Probst Leite e Márcia Cristina Martins. Jeane é Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e Márcia é Integradora de Educação Especial na GECAE/FCEE. Ao lado das fotos, as informações: "Quarta-feira, 13 de abril às 19 horas. Transmissão: youtube.com/FCEECanal." No rodapé da imagem, as logos da FCEE, do governo do estado e da Fapeu. Ao lado, a frase "Acessível em libras".
As capacitações oferecidas pela Fundação para os profissionais que atuam com o público da Educação Especial estarão em pauta no programa, que será exibido no dia 13 de abril, às 19h, pelas redes sociais da FCEE.

As oportunidades de capacitação oferecidas e as novidades em formação continuada oferecidas pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) são o tema da edição do Programa Educação Especial em Foco que vai ao ar no dia 13 de abril, às 19h, pelas redes sociais da FCEE, com transmissão direta dos estúdios da FAPEU, no campus da UFSC, em Florianópolis.

O tema será debatido pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, e por Márcia Cristina Martins, integradora de educação especial na Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE) da FCEE. A mediação será do jornalista Pedro Paulo Moreira.

Primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), criada em maio de 1968, tem as atribuições de fomentar, produzir e disseminar o conhecimento científico e tecnológico desta área. O binômio produção e disseminação do conhecimento demanda ainda da FCEE a capacitação de recursos humanos nos serviços especializados disponibilizados nas instituições parceiras e nas escolas da rede regular de ensino. O objetivo é o aperfeiçoamento constante dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com as pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.

Regularmente, a FCEE realiza capacitações com cursos, seminários e fóruns, ofertados na modalidade presencial, semipresencial e a distância. Somente em 2021, foram realizadas 48 capacitações, beneficiando mais de 1.654 profissionais em todo o Estado. O projeto de palestras on-line (Lives) no canal da FCEE no YouTube iniciado em 2020 a partir da situação de pandemia, teve continuidade em 2021, quando foram realizadas 30 lives, que reuniram cerca de 30 mil participantes.

Outra ação de capacitação realizada são as Assessorias Técnicas, realizadas in loco nas escolas da rede estadual de ensino e nas instituições especializadas credenciadas à FCEE. Nas escolas são voltadas para as áreas de Atendimento Educacional Especializado, Educação Física, Gestão Escolar, Programa Escola Acessível e Sala de Tecnologia. Somente no ano de 2021, a FCEE assessorou mais de 1.600 profissionais em aproximadamente 300 serviços solicitados.

Nas instituições conveniadas com a FCEE o objetivo da assessoria concentra-se nas áreas de Atendimento Educacional Especializado, Educação Física, Educação Profissional, Estimulação Essencial, Sala de Tecnologia, Serviço Pedagógico Específico, Serviço de Atendimento Especializado e na gestão da instituição conveniada. Essas assessorias envolvem, além do profissional responsável pelo serviço, os gestores e equipes técnicas das respectivas instituições. Os assessores são profissionais dos Centros de Atendimento Especializados, da Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (GECAE), da Gerência de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (GEPCA) e da Supervisão de Educação Especial da FCEE e da Secretaria de Estado da Educação.

Oportunidade inédita com inscrições abertas

Neste ano de 2022, importantes capacitações na modalidade a distância estão sendo realizadas. Dentre elas, destaque para o curso “Educação Especial no contexto da educação básica: Aspectos teóricos e Metodológicos”, com um formato inédito, desenvolvido pela FCEE a partir da parceria técnico-científica firmada com a FAPEU/UFSC.

O objetivo é oferecer aprendizagem de qualidade e gratuita aos professores que atuam com público da Educação Especial. O curso é voltado para professores de sala, segundo professores, professor auxiliar, coordenador e supervisor pedagógico e direção de escolas da rede privada de ensino de Santa Catarina, além das redes municipais e da rede regular de ensino do Estado.

Em formato 100% on-line, o curso terá duração de dois meses, com início em 28 de abril, carga horária de 80 horas e tutoria permanente. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de abril pelo site www.fcee-sc.net.br.

A capacitação foi desenvolvida em três módulos, organizados de acordo com a trilha de aprendizagem proposta: Política de Educação Especial de Santa Catarina (10h), Papel social da escola, Concepção de ensino e aprendizagem e Ensino Colaborativo (20h) e Especificidades do público da educação especial (50h).

SERVIÇO:
“Formação continuada”
Programa Educação Especial em Foco
13 de abril, às 19h
Pelo Canal da FCEE no YouTube
Clique aqui para ativar o lembrete

O programa Educação Especial em Foco é um dos projetos originados da parceria técnico-científica firmada pela FCEE com a FAPEU/UFSC.