Nas ocasiões foram realizadas assessorias especializadas e autorizações de repasses para a Educação Especial.

Nesta última semana, entre os dias 7 e 12 de março, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, cumpriu roteiro de viagem em instituições especializadas da Região Oeste de Santa Catarina para autorizar formalmente o repasse de recursos para obras e aquisições, enquanto uma equipe técnica da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da FCEE realizou visitas técnicas em outras entidades conveniadas da região para prestar assessorias especializadas.

Somente no Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP) de Chapecó, a presidente da FCEE assinou um Termo de Cooperação no valor de R$ 1,5 milhão para conclusão da construção da nova sede.

“Foram dias produtivos e de troca de informações. Entregamos, oficialmente, em nome do Governador Carlos Moisés, a autorização de fomento para obras e aquisições pelo Programa SC+Inclusiva. Sanamos dúvidas, principalmente burocráticas sobre documentação de projetos e emendas, e sobre o Modelo de Repasse Direto (MRD), ao qual muitas instituições já aderiram para o recebimento de verbas para a contratação de profissionais”, explicou a presidente da FCEE, Janice Krasniak.

Já a programação de assistências do primeiro semestre ainda prevê o atendimento presencial a 85 instituições especializadas em educação especial credenciadas com a FCEE em várias regiões do estado, como Apaes, Associações de Amigos do Autista (Amas) e Associações de Surdos, Deficientes Físicos e Visuais.

A diretora da DEPE, Jeane Leite, ficou satisfeita com o retorno positivo recebido pelas entidades nos municípios visitados. “Apesar de muito trabalho e desafios, tivemos todo conforto necessário para cumprir nossa meta. Essa a troca entre as equipes é extremamente importante para o pleno funcionamento da engrenagem. Foi o início de um grande mutirão que será realizado este ano.”, orgulha-se.

Assessorias em números

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, somente no ano passado a FCEE assessorou mais de 1600 profissionais em aproximadamente 300 serviços solicitados. Foram 48 capacitações ofertadas ao longo do ano, além de 30 lives no canal da FCEE no YouTube que reuniram cerca de 30 mil participantes.