Site Banner Rotativo Home Portal FCEE 1
Janice Krasniak, presidente da FCEE, e José Raimundo Facion, um dos maiores pesquisadores do autismo no país, estreiam a teleconferência da parceria entre FCEE e FAPEU/UFSC.

No próximo dia 20 de dezembro, às 19h, será realizada a primeira teleconferência da parceria técnico-científica firmada este ano entre a FCEE – Fundação Catarinense de Educação Especial e a FAPEU – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária/UFSC nas áreas de produção do conhecimento, desenvolvimento de tecnologias assistivas, formação continuada e capacitação em EaD, comunicação e apoio a projetos especiais.

A estreia do programa Educação Especial em Foco será com o tema Atendimento à Pessoa com Deficiência tendo, como participantes, Janice Krasniak, presidente da FCEE, e José Raimundo Facion, psicólogo, professor Doutor em psiquiatria, neuropediatria e neuroanatomia, referência em autismo no país.

O programa, de 50 minutos de duração, terá a mediação do jornalista Mário Motta e contará com reportagens sobre temas relacionados. Realizada no estúdio da FAPEU, no campus da UFSC, em Florianópolis, a teleconferência será transmitida ao vivo no dia 20 de dezembro, às 19h, pelo Canal da FCEE no YouTube: www.youtube.com/FCEECanal.

“O programa Educação Especial em Foco é mais uma iniciativa da FCEE para contribuir para a ampliação do debate sobre a inclusão social das pessoas com deficiência e sobre a educação especial em Santa Catarina, valorizando o trabalho desenvolvido e destacando a importância da parceria entre o Estado e as instituições credenciadas”, afirma Janice Krasniak, presidente da FCEE, primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial, sendo vinculada à Secretaria Estadual de Educação. Fundada em 1968, a FCEE mantém parcerias com instituições especializadas em educação especial para o atendimento pedagógico em todo o Estado, beneficiando cerca de 30 mil educandos com deficiência.

Janice Krasniak é servidora de carreira da FCEE. Possui formação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial e Pós-Graduação em Séries Iniciais e Pré-Escola pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na FCEE, foi coordenadora do Centro de Estudos e Atendimento a Deficiência Sensorial (CEADS), coordenadora do Centro de Apoio e Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais (CAP), Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados (GEPCA), Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares, até que, em 2012, passou a atuar na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em maio de 2021, assumiu a presidência da FCEE.

José Raimundo Facion é Psicólogo Infantil com atuação em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (Autismo, Rett, Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância), Transtornos do Comportamento Disruptivo (TDAH), educação especial, terapia comportamental e inclusão. Desenvolveu sua carreira acadêmica na Alemanha, com graduação em Psicologia na Wilhelms-Universität Münster (1980); Doutorado pelo Abteilung für Kinder und Jugendpsychiatrie - Westfälische Wilhelms-Universität Münster (1986); Pós-doutor pelo Abteilung für Neuropädiatrie e pelo Institut für Autismusforschung (IFA). É Diretor Geral do Instituto Nacional de Pós-Graduação e Eventos Acadêmicos (INAPEA).

Datas especiais

A primeira edição do programa será realizada em 20 de dezembro, Dia Estadual dos Profissionais e Voluntários das APAEs, Associações de Pais e Amigos do Autista - AMAs, Associação dos Pais e Amigos dos Surdos - APAS e das demais instituições especializadas no atendimento à pessoa com deficiência. O mês de dezembro também é marcado por outras datas importantes do universo da educação especial, como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3); Dia Nacional da Acessibilidade (5); Dia Estadual das APAEs e da Federação Catarinense das APAEs (11); e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13).

Sobre a FCEE

Instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico, dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, a FCEE tem a missão de definir e coordenar a política de educação especial do Estado de Santa Catarina, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área.

Em seu campus, localizado em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com 10 Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. A clientela dos Centros é composta por pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.

Em todas as regiões do Estado de Santa Catarina, a FCEE mantém parcerias com instituições especializadas em educação especial para o atendimento pedagógico, beneficiando cerca de 30 mil educandos com deficiência. Os programas de parcerias incluem repasses financeiros para contratação direta de professores (MRD), para manutenção das atividades das APAEs e cedência de professores.

A FCEE é responsável ainda pela análise e autorização da implantação de serviços especializados em educação especial nas escolas da rede estadual de ensino (segundo professor de turma, professor bilíngue, professor intérprete, professor instrutor da LIBRAS e atendimento educacional especializado), a partir da parceria com a Secretaria de Estado da Educação, beneficiando cerca de 18 mil alunos.