Teve início nesta quarta-feira (08/12), no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José, mais um mutirão de atendimento para entrega e moldagem de próteses oculares para cerca de 130 pacientes de todo o estado. O serviço é o único gratuito existente em Santa Catarina.

O uso de próteses oculares é indicado para pessoas que tiveram algum trauma, doença ou nasceram com alguma anomalia que modificou a aparência do globo ocular ou precisaram fazer a retirada total ou parte dele. Um dos principais objetivos das próteses é recuperar o volume orbitário prevenindo o colapso e a deformidade palpebral, preservando a simetria e estética facial, melhorando de forma significativa a autoestima do usuário, além de proteger a cavidade ocular contra possíveis agentes externos.

“O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV/SAPRO) da FCEE, único gratuito do estado, já realizou mais de cinco mil atendimentos desde 2005, para todos os municípios de Santa Catarina. Através da melhora da autoestima, podemos proporcionar qualidade de vida”, salienta a presidente da FCEE, Janice Krasniak.

“A entrega das próteses é realizada em etapas, já que o produto de resina acrílica é feito sob medida, de acordo com a anatomia da cavidade ocular e a estética do outro olho. Também é necessário um acompanhamento anual para avaliação, polimento ou troca”, explica a optometrista Mariana Mattos, responsável pela Adaptação de Próteses Oculares.

Entre os pacientes atendidos nesta quarta-feira, está o menino Cristian Vanzuita, de três anos, filho de deficientes visuais, que perdeu a visão devido a um retinoblastoma, um câncer ocular que também causou a perda de visão de sua mãe. O pai do garoto, Elvis Vanzuita, explica que a família veio de Blumenau para o filho receber a prótese gratuita. “Eu já fiz a moldagem e hoje trouxe meu filho para a confecção da prótese. Minha esposa também usa o protótipo, desde os dois anos, mas fazia em São Paulo. Nossa família inteira necessita desse serviço, por isso é muito bom poder contar com o atendimento aqui no estado”, declarou.

O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular (SRV/SAPRO) da FCEE presta atendimento a pessoas com deficiência visual, perdas ou atrofias oculares, residentes em Santa Catarina e que, mediante avaliação médica, são elegíveis para reabilitação visual ou adaptação de prótese ocular no Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da FCEE, onde também é feito o encaminhamento para tratamento/cirurgia ou para o mercado de trabalho. Profissionais do SRV/FCEE avaliam a acuidade e a função visual, disponibilizando suporte e treinamento para a pessoa com essa deficiência desenvolver habilidades com os recursos oferecidos, frequentar a rede regular de ensino ou ser inserida no mercado de trabalho.

O mutirão segue nesta quinta-feira (09/12) com atendimentos pré agendados e divididos por turnos, para evitar aglomeração. Mais informações no link https://www.fcee.sc.gov.br/index.php/informacoes/servicos-fcee/servico-de-reabilitacao-visual-e-adaptacao-de-protese-ocular-srv

 

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito