Durante a viagem, foi entregue oficialmente
um micro-ônibus adaptado para a Apae de Quilombo

No último fim de semana, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, esteve na região Oeste do estado juntamente ao gerente financeiro da Fundação, Jean Cruz, e da assessora Danielle Pereira, para visitar diversas instituições especializadas em Educação Especial da região, como o Conselho das Apaes da Região do Vale do Uruguai, Conselho das Apaes da Regional Oeste, APAES de São Miguel do Oeste, Xanxerê e Quilombo.

O objetivo da viagem foi, principalmente, aproximar as entidades parceiras ao governo do estado por meio de orientações técnicas para projetos de captação de recursos, como o SC + Inclusiva, um investimento histórico de mais de R$ 250 milhões que beneficia 25 mil pessoas com deficiência em 250 instituições especializadas em Educação Especial do estado. Durante as visitas, a FCEE também apresentou o Modelo de Repasse Direto (MRD), no qual as instituições conveniadas recebem recursos do Governo para contratar profissionais especializados, substituindo a cedência de professores.

“Foram dias produtivos e de troca de informações. Entregamos, oficialmente, em nome do Governador Carlos Moisés, um micro-ônibus adaptado para a Apae de Quilombo através do Programa SC+Inclusiva. Sanamos dúvidas, principalmente burocráticas sobre documentação de projetos e emendas, e apresentamos o Modelo de Repasse Direto (MRD), ao qual muitas instituições já aderiram para o recebimento de verbas para a contratação de profissionais”, explicou a presidente da FCEE, Janice Krasniak.

O presidente da Apae de Quilombo, Ademir Meira Sagas, se sente representado pela FCEE no estado. “Essa gestão é bem próxima à Federação das Apaes de Santa Catarina (FEAPAES) e ao governo estadual, e está atuando fortemente por nós, instituições, e pelos educandos. É a primeira vez que somos visitados pela Fundação, que nos apoia no atendimento de 154 pessoas com deficiência de cinco municípios diferentes. Com a reforma, o micro-ônibus adaptado, a aquisição de equipamentos tecnológicos e o MRD, vamos qualificar muito o nosso espaço, os professores e, consequentemente, o atendimento. Nosso agradecimento em nome de cada aluno e de cada profissional que atua na escola por tudo que estamos recebendo. Está sendo um marco histórico para a Apae de Quilombo, uma atenção nunca recebida, estamos muitos felizes e gratos”, concluiu.