Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho supera expectativas em ano de pandemia
Mesmo diante de um ano com muitos desafios e mudanças nas rotinas de trabalho, o Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) encerra 2020 comemorando os resultados considerados positivos referentes a contratações e ofertas de vagas. Mesmo com números abaixo da média dos anos anteriores, a equipe se empenhou em oferecer um atendimento com qualidade e eficiência, visando a inclusão profissional e proporcionando melhorias na qualidade de vida e valorização do profissional com deficiência.

O ano se encerra com números considerados positivos diante do contexto social e econômico, com muitas parcerias mantidas com as empresas e com alguns resultados ainda a serem confirmados. No total, até novembro, foram 102 pessoas com deficiência encaminhadas ao mercado de trabalho na Grande Florianópolis, contratadas por 63 empresas. Importante salientar que algumas empresas aderiram ao programa de suspensão temporária do contrato de trabalho, enquanto outras disponibilizaram vagas e através dos encaminhamentos realizados pela FCEE foram preenchidos os seguintes cargos: auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de cozinha, auxiliar de expedição, auxiliar de farmácia, auxiliar de loja, auxiliar de motorista, auxiliar operacional, auxiliar de produção, auxiliar de serviços gerais, controlador de estacionamento, embalador, estoquista, operador de caixa, repositor e telefonista.

Os cargos acima mencionados foram preenchidos por profissionais com deficiência auditiva (53), deficiência intelectual (25), deficiência física (14), deficiência visual (09) e deficiência mental (01).

O Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da FCEE realiza o encaminhamento da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, promovendo ações voltadas a orientação, acompanhamento, supervisão e esclarecimentos voltados a inclusão profissional e a permanência no trabalho com qualidade e respeito.

O ano de 2020 foi considerado um ano de adaptação, quando as novas restrições de atendimento, locomoção e aglomeração exigiram muitos esforços, tanto de empresas quanto dos profissionais com deficiência e do próprio Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho. Para adequar-se às atividades e garantir a efetivação do trabalho, adotaram-se estratégias através de ferramentas eletrônicas e virtuais, pois o trabalho, que antes era presencial, passou a ser realizado de forma virtual, por meio de chamadas de vídeos e telefônicas. Apenas alguns atendimentos, considerados necessários, mantiveram-se de forma presencial.

Confira abaixo a tabela com o número de profissionais contratados nos últimos anos:
Ano  Nº de contratações   Nº de empresas contratantes
 2020  102                            63
 2019 171  63
 2018 172  80
 2017 180  81
 2016 128  44










No quadro abaixo, apresenta-se os dados quantitativos dos atendimentos de janeiro a novembro de 2020:

 Atendimentos para Pessoa com deficiência 2061 
 Atendimentos para Empresas   744
 Atendimentos profissionais egressos, ingressos e futuros ingressantes   20
 Famílias atendidas   384
 Chamadas de vídeo   770
 Avaliação online   08
 Visita domiciliar   02
Atendimento presencial   38
Assessoria para Instituições APAE   5

Saiba mais sobre o Serviço de Colocação no Mercado de Trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) clicando neste link.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito