Intérprete da FCEE posa para foto logo depois do parto, ao fundo enfermeiras, mãe e bebê.
No dia 16 de dezembro de 2019, a gestante surda Cíntia Kerscher, moradora da cidade de São José, deu entrada no Hospital Regional para o nascimento do seu filho acompanhada da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Central de Interpretação da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Juliana Sousa Pereira Guimarães. A cesárea foi realizada em torno das 15 horas, mas a intérprete permaneceu no local das 7h até as 19h, realizando o acompanhamento da gestante em todos os momentos, desde a internação, parto e demais procedimentos. A Central de Interpretação, coordenada pelo Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, atua presencialmente na região da Grande Florianópolis realizando atendimentos gratuitos para pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais.

Após a realização do parto, os profissionais da Central de Interpretação do CAS/FCEE parabenizaram a gestão do Hospital Regional de São José por “compreender o funcionamento da profissão dos intérpretes de LIBRAS e a necessidade do serviço prestado por este profissional ao cidadão surdo, permitindo que a profissional acompanhasse todas as etapas da cesárea”.

Central de Interpretação de LIBRAS

Primeira Central de Interpretação de LIBRAS de Santa Catarina, a Central de Interpretação de LIBRAS da FCEE foi criada em 2012 através de parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Governo Federal. Com o objetivo de promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), realiza atendimentos gratuitos para pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais através de agendamentos prévios com 48h de antecedência via e-mail, telefone, Skype ou pessoalmente na sede da Central. Realiza também atendimento online, via Skype, podendo se estender para todo o Estado de Santa Catarina. Mais informações neste link http://www.fcee.sc.gov.br/index.php/informacoes/servicos-fcee/central-de-interpretacao-de-libras, pelo Whatsapp (48) 99139-3799 ou no perfil do Instagram @casfcee.