

Entre as atividades destacadas pelo presidente em sua apresentação estão as ações alusivas ao Ano do Cinquentenário da FCEE, que resultaram na produção do livro “FCEE 50 anos: uma história de inclusão 1968-2018”. Também foram destacadas parcerias importantes firmadas ao longo do ano com instituições como a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF), a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Florianópolis, a Associação Amigo Down de São José e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).
Entre as aquisições importantes foram destacadas a compra da chamada “Supervan”, para auxiliar no transporte dos profissionais para as assessorias técnicas e capacitações realizadas em todo o Estado de Santa Catarina; a obtenção de recurso para aquisição de 100 computadores para o campus; a compra de máquinas plastificadoras para a construção de materiais pedagógicos para os Centros de Atendimento Especializado e de uma mesa ortostática para uso em atendimentos a usuários no Centro de Educação e Vivência (CEVI); a aquisição de 400 caixas de formulário contínuo para impressão Braille (cerca de 600 mil folhas), que garantirão a impressão de livros em Braille por pelo menos mais três anos. Também foi destaque a reforma da piscina da Hidroterapia do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (CENER) e a entrega de 140 próteses oculares através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as ações técnicas foram destaque o lançamento do Plano de Formação Continuada na área de Educação Especial para os profissionais da rede regular de ensino e das instituições especializadas conveniadas com a FCEE; o lançamento de diversas Publicações Técnicas; a criação do Núcleo de Atenção ao Autismo (NATEA); a criação do Grupo de Estudos sobre Deficiência Intelectual na FCEE; a qualificação de profissionais das APAEs da região de Criciúma no curso de Introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); e a capacitação de profissionais em Estimulação Precoce e Reabilitação, em curso realizado no auditório da FCEE.
Diversos eventos de destaque foram realizados ao longo do ano, como o Seminário sobre Surdocegueira, o III Seminário Catarinense de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos caminhos da inclusão, o Encontro Regional da Deficiência Intelectual e do Envelhecimento, e o I Workshop de Artes realizado pelo CEVI sobre a importância da prática artística no desenvolvimento cognitivo e intelectual das pessoas com deficiência.
Na área paradesportiva, destaque para a participação da FCEE em diversas competições, como os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), realizado em Jaraguá do Sul, e a promoção em parceria com a APAE de Camboriú do 7º Encontro Catarinense de Capoeira Especial.
Salientando a importância das webconferências, o Presidente destacou a apresentação sobre Recursos Pedagógicos para Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizada através do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) em agosto.
A participação de profissionais da FCEE em eventos de importância nacional também foi salientada, como o V Congresso Brasileiro de Fisioterapia (Cobrafin), em Florianópolis, o II Congresso Interamericano de Autismo e Políticas de Inclusão, em Curitiba (PR), e o VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, em São Carlos (SP).
Neste ano a FCEE também firmou um importante Termo de Cooperação Técnico-Científica com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que já rendeu a realização conjunta entre as duas instituições do Congresso Catarinense de Educação Especial, previsto para ocorrer em setembro de 2019.
No final das duas edições do evento foram distribuídos brindes e sorteados volumes do Livro Ouro da FCEE entre os servidores presentes.