TRADUÇÃO LIBRAS OBS. Esta matéria faz parte das notícias que ocorreram durante o período eleitoral em que o site não estava sendo atualizado conforme instrução da Secretaria do Estado da Comunicação. Para mais informações, acesse este link.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através do Núcleo de Estudos e Pesquisa (NESPE), realizou no dia 13 de julho (sexta-feira) o encontro presencial do curso de Introdução à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma. O município é o terceiro pólo a receber qualificação pela FCEE, que até o final do ano realizará o curso em mais cinco regiões do Estado: São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Lages e Itajaí.

O evento contou com a presença do presidente da FCEE, professor Pedro de Souza; a pedagoga da instituição, Juliana Buratto; a psicóloga Loiva Herbert; a assistente técnica Maria Aparecida Fernandes, representando o Secretário Executivo Regional da ADR de Criciúma, João Fabris; o presidente da APAE de Lauro Miller, José Elói Martins, representando a presidente da Federação das APAES do Estado de Santa Catarina (FEAPAES-SC), Lorena Starke Schimidt; além de representantes das APAEs da região.

Ministrado pelo fisioterapeuta André de Souza Rocha, o encontro teve como objetivo apresentar o CIF para assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos das APAES do pólo. Foram abordados temas como história da CIF, os princípios e objetivos, modelo e definições, estrutura, códigos/qualificadores e discussão de casos em que a CIF pode ser aplicada.

Além do encontro presencial, o curso possui modalidade à distância (EaD), ministrado pelas profissionais Cristiane Amaral Li Bittencourt, Elisabete da Costa Brinhosa e Simone Marcelino Rodrigues, com tutoria de Giseli Fernandes de Lara e Márcia Cristina Martins do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) da FCEE.

Sobre a CIF
Aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2001, a CIF define os componentes da saúde e do bem-estar relacionados com a saúde, como educação e trabalho, classificando a funcionalidade e a incapacidade associados aos estados de saúde. É complementar à Classificação Internacional das Doenças (CID), que classifica os estados de saúde, tais como doenças, perturbações, lesões, fornecendo uma estrutura de base etiológica. As duas classificações internacionais, em conjunto, fornecem uma perspectiva ampla e significativa da saúde das pessoas ou da população, importantes para tomadas de decisão.