Professor da FCEE durante a capacitação em Xanxerê
TRADUÇÃO LIBRAS No período de 19 a 21 de julho a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realizou, através do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez (CAS), uma capacitação na área da surdocegueira no município de Xanxerê. A convite da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (APADAVIX), o curso foi ministrado pelo professor Valdeci Lisboa e também contou com a presença de profissionais de sete Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) da região de Xanxerê, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas públicas estaduais de Xanxeré e Chapecó além de profissionais da Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC). Com este trabalho, a FCEE visa descentralizar o atendimento dos alunos com surdocegueira nos AEEs do Estado de Santa Catarina.

O projeto de AEE piloto no campus da FCEE teve início no ano de 2015 tendo como objetivo implementar o processo de apropriação da língua através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Libras Campo Reduzido e Libras Tátil. Com este trabalho o CAS visa capacitar, assessorar e orientar os profissionais que atuam na área da surdocegueira nas seguintes modalidades: educação infantil, ensino fundamental e médio, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissionalizante na rede municipal, estadual e particular, bem como nas instituições especializadas conveniadas com a FCEE.