Objetivo: ofertar o serviço de Intervenção Precoce para educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os serviços de Atendimento Educacional Especializado para educandos com Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade; desenvolver estudos que possam qualificar e normatizar o processo de inclusão escolar dos educandos dessas áreas, subsidiando tecnicamente os serviços voltados à educação especial na rede regular de ensino e nas instituições parceiras da Fundação Catarinense de Educação Especial no Estado de Santa Catarina, dentre elas os serviços prestados aos educandos com Transtorno do Espectro Autista nos Centros de Atendimento Especializados - CAESPs.
Interface com as políticas públicas: Educação
Interface com as políticas públicas: Educação
Estrutura e funcionamento
Para o alcance de seus objetivos, o CETEA/NAEE dispõe dos seguintes serviços:
Intervenção Precoce
Atende crianças com diagnóstico de TEA com idade entre 1 ano e 5 anos e 11 meses. Os educandos com a faixa etária acima de 4 anos deverão estar, obrigatoriamente, frequentando a educação básica na rede regular de ensino.
O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por professor, educador físico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, tendo como base o uso de Práticas Baseadas em Evidências para autismo (PBE).
Núcleo de Atendimento Educacional Especializado
Contempla os serviços de Atendimento Educacional Especializado nas áreas do Transtorno do Espectro Autista (AEE/TEA), Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (AEE/TDAH) e Deficiência Intelectual (AEE/DI) voltado para educandos com idades entre 5 e 17 anos.