Presidente da FCEE assina convênios na ADR de Araranguá
TRADUÇÃO LIBRAS O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, recebeu na manhã da última quinta-feira, 20/07, o presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Eliton Carlos Verardi Dutra, para a renovação dos convênios técnico-pedagógicos entre a FCEE e as instituições especializadas em educação especial da Região.

Com a assinatura do termo de cooperação, a Fundação cede professores do seu quadro do magistério e admitidos em caráter temporário (ACTs) para exercerem atividades nas instituições. Os professores, cedidos e remunerados pelo Governo do Estado, são disponibilizados de acordo com o número de alunos atendidos por Apae. Na Região do Extremo-Sul serão contempladas as 12 Apaes, entre elas de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo, que juntas atendem cerca de 900 alunos especiais.

O presidente da FCEE ressaltou que o Governo de Santa Catarina investiu em 2016 mais de R$ 230 milhões em educação especial, tornando-se, segundo dados do Ministério da Educação, o Estado do Brasil que mais aplica recursos nesta área, atingindo uma média de R$ 1 mil investidos por aluno/mês, enquanto a média nacional é de apenas R$ 380. Eliton Dutra projeta que o investimento será maior em 2017, já que o Governo de Santa Catarina deverá aumentar em 44% o repasse mensal do Fundo Social destinado para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES). De julho a dezembro deste ano o valor do repasse mensal será cerca de R$ 2,5 milhões, 44% maior do que os cerca de R$ 1,7 milhões repassados em junho. No final do ano, o valor do repasse anual chegará ao valor aproximado de R$ 27 milhões, R$ 3 milhões a mais que 2016.

O secretário executivo da ADR Araranguá enalteceu o trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial e os investimentos do Governo do Estado no setor. “São importantes recursos financeiros destinados às nossas Apaes, que realizam um brilhante trabalho”, disse Heriberto Schmidt.

Também participaram da assinatura na ADR o consultor jurídico da FCEE, Eduardo Fernandes Serafim, e o integrador educacional Rogério Henrique Gonçalves. Na próxima semana os presidentes das Apaes da Região assinarão os termos na sede da Agência de Desenvolvimento Regional.