Abertura do Encontro de Altas Habilidades em Araranguá
Mais de 200 educadores participaram nesta quarta-feira, 5 de abril, do I Encontro Regional de Altas Habilidades/Superdotação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e realizado no auditório do Center Shopping. A abertura do evento contou com a participação do gerente Regional de Educação, Nilson Costa, da supervisora da Gerência Regional de Educação Cleusa Maria Felisberto Tavares, do Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, além das profissionais ministrantes do curso, a coordenadora do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, Andréia Panchiniak, e a professora Vânia Pires Franz de Matos.

Voltado para professores, assistentes técnicos e gestores educacionais da ADR de Araranguá e gestores educacionais dos municípios que compõe essa ADR, o Encontro tem como objetivo capacitar os professores e demais profissionais da educação envolvidos na implantação e no atendimento nesses serviços, além de continuar o processo de expansão e descentralização dos serviços de avaliação e atendimento dos alunos com Altas habilidades/Superdotação no Estado promovido pela FCEE desde 2015.

O gerente Regional de Educação, Nilson Costa, destacou a importância do encontro para a sociedade e em especial para os educadores. “Teremos a grande oportunidade de aprender a desmistificar e identificar um aluno superdotado, que muitas vezes além de não identificado é mal interpretado. Não devemos mais desperdiçar estes talentos e nós, educadores, temos em nossas mãos esta responsabilidade. Podemos fazer a diferença na vida destes alunos”.

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, professor Pedro de Souza, cita que pela primeira vez um Estado Brasileiro implanta na rede estadual de ensino um serviço educacional especializado, que trabalha a inclusão. “Estima-se que 5% dos estudantes tenham habilidades acima da média, e certamente teremos a proporcionalidade aqui na Região de Araranguá. Começa-se a partir de hoje a implantação de um Núcleo, através de uma importante parceria. O primeiro passo é trabalhar na identificação dos alunos que apresentam o indicativo. Eles passarão a ter um espaço próprio, com metodologia adequada, já que o nível de raciocínio, de compreensão, de aprendizagem destes alunos é diferenciado. Não podemos perder talentos que podem ajudar a sociedade”.

O encontro, com 6 horas de duração, abordou os temas “Altas habilidades/Superdotação na Educação Especial”, “Características das AH/SD e mitos presentes nessa temática”, “Identificação de alunos com AH/SD”, “Modelos de Atendimento” e “Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação”.

No seminário, foi disseminada a política de educação especial na área das altas habilidades, e os profissionais ligados à área da educação foram capacitados a identificar os alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação. “Nossa meta é que possamos instrumentalizar os professores para que eles conheçam e assim reconheçam os alunos com indicadores”, destacou a coordenadora do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação.

Tão logo sejam mapeados os alunos, a Regional de Araranguá deverá ganhar um pólo de serviço educacional especializado no atendimento a pessoa com indicativo em altas habilidades/superdotação, que provavelmente será sediado na EEB Araranguá. Ele contará com um pedagogo e um professor capacitados para prestarem atendimento, no contraturno das aulas.

Desde 2015 a FCEE vem promovendo a expansão dos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltados para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na rede estadual de ensino em Santa Catarina. Em 2016 foram seis regiões administrativas do Estado a receberem capacitações e assessoria para a implantação dos serviços, através das Gerências Regionais de Educação das Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR). Para 2017, já está confirmada a implantação dos serviços em mais nove regiões.