Avaliação Diagnóstica na FCEE
TRADUÇÃO LIBRASConfira nesta matéria as principais ações realizadas por cada Centro de Atendimento da FCEE ao longo do ano.

Livros acessíveis em alto relevoCAP (deficiência visual)
- Produção de mais de 150 livros em formato Braille e 74 em formato Daisy visando atender 28 alunos da rede estadual de ensino.
- Realização de 100 testes de acuidade visual para avaliações diagnósticas.
- Realização de 30 avaliações da função visual.

CAS (surdeAula em LIBRASz)
- Atendimento a 27 usuários em duas sessões semanais.
- Assessorias escolares para as instituições destes usuários.
- Realização de 33 edições do Jornal do CAS, com mais de 216 mil pessoas alcançadas através do YouTube.
- 2706 sessões de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Libras, Português e Surdocegueira e 679 sessões de Reabilitação Auditiva.

Equipe de bocha paralímpicaCEDUF (educação física)
- Mais de 6 mil sessões de atendimento aos usuários dos outros Centros da FCEE
- Realização de cursos a distância (EaD), participação em palestras e apresentações sobre esporte adaptado em universidades
- Participação em eventos esportivos regionais e nacionais como Parajasc, Parajesc, Regional Sul de Bocha Paralímpica, Copa Brasil de Pares e Equipes de Bocha, Campeonato Brasileiro Individual de Bocha, Paralímpiadas Escolares, Paracopa SESC e Encontro Catarinense de Capoeira Especial.

CENAE (avaliação e encaminhaAvaliação Diagnósticamento)
- Realização de 1329 avaliações para fins de diagnóstico multidisciplinar.
- Realização de 25 avaliações para fins de benefícios de Redução de Jornada de Trabalho.
- Gerência de emissão de 4035 benefícios de passe livre intermunicipal no Estado.
- Realização de 54 concessões, recadastros, análises de processos e orientações às famílias referentes à pensão especial estadual.

Atendimento no CENAPCENAP (ensino e aprendizagem)
- Análise de mais de 6 mil processos sobre serviços de educação especial em escolas da rede estadual de ensino (segundo professor e SAEDE).
- Emissão de 4672 pareceres sobre serviços de educação especial em escolas da rede estadual de ensino (segundo professor, inclusão e implantação de SAEDE).
- Atendimento educacional especializado a 28 usuários, totalizando 1007 sessões.
- Realização de 110 assessorias nas escolas dos usuários atendidos.
- Realização de três cursos presenciais e três cursos a distância (EaD).
- Realização de 18 capacitações externas em dez cidades de todo o Estado, totalizando 1898 profissionais capacitados.
- Realização de nove assessorias técnicas em oito cidades do Estado.

EquoterapiaCENER (reabilitação)
- Mais de 5 mil atendimentos aos 47 usuários do Programa de Estimulação Precoce e quase 6 mil sessões aos 58 usuários do Programa de Reabilitação.
- Assessorias escolares para as instituições dos usuários.
- Realização de capacitações na área de Estimulação Essencial, do I Seminário Catarinense sobre Detecção Precoce de Atraso no Desenvolvimento Infantil e do I Encontro Catarinense de Equoterapia.

Aprendiz da Gastronomia do CENET inserida no mercado de trabalhoCENET (educação e trabalho)
- Quase 150 pessoas com deficiência encaminhadas ao mercado de trabalho nos municípios de São José, Florianópolis, Palhoça e Biguaçu.
- Mais de 530 orientações às empresas envolvidas nestas contratações.
- Atividades de sensibilização a profissionais e gestores em 29 empresas.
- Realização de 145 avaliações de laudos diagnósticos para o Ministério do Trabalho
- Atendimento a 30 jovens e adultos nos grupos de Iniciação para o Trabalho, Pré-qualificação em Gastronomia e Pré-qualificação em Auxiliar de Atividades Administrativas.
- Atendimento a 54 jovens e adultos no Serviço de Atendimento Específico (SAE).

Tecnologia AssistivaCETEP (tecnologia assistiva)
- Atendimento a 58 turmas de usuários da FCEE na Sala TV Escola - Salto para o Futuro.
- Atendimento a 168 turmas de usuários da FCEE na Sala de Tecnologia
- Produção de 106 equipamentos de tecnologia assistiva e educacional (marcenaria)
- Realização de 45 avaliações anátomo-funcionais de usuários da FCEE na área de Terapia Ocupacional.
- Pesquisa e produção de 189 equipamentos e acessórios adaptados.
- Coordenação e tutoria de 27 cursos à distância (EaD)

Apresentações culturaisCEVI (educação e vivência)
- Atendimento diário a 142 usuários
- Atendimento extensivo às famílias destes usuários.
- Realização de três apresentações culturais comunitárias (boi-de-mamão) e de 18 eventos culturais no Centro.

Oficinas exploratóriasNAAHS (altas habilidades/superdotação)
- Atendimento a 58 usuários nas Oficinas de Enriquecimento Curricular.
- Realização de 79 avaliações de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação.
- Realização de 19 capacitações em nove Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), totalizando 2693 profissionais capacitados.
- Realização de 28 assessorias técnicas em seis Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), totalizando 131 profissionais capacitados.