15/12/2015 - Tradução Libras A médica pediatra, Drª Teresinha Silveira de Oliveira, iniciou suas atividades na Fundação Catarinense de Educação Especial em 1º de abril de 1978 na Unidade de Atendimento Clínico – UACLI. Desenvolveu atividades de avaliação diagnóstica à pessoa com deficiência mental, auditiva, visual, física e múltipla e atendimento clínico na creche da comunidade próxima a Fundação em Florianópolis e com a mudança da sede da Fundação para o campus de São José, atuou no Centro Educacional Integrado em sistema ambulatorial.

Em 1988, retornou a Unidade de Atendimento Clínico, atuando na área da avaliação diagnóstica, atendimento as intercorrências clínicas – consideradas emergenciais - e atendimento terapêutico periódico ambulatorial para os alunos matriculados regularmente na FCEE.

No período que fez parte do quadro da FCEE, nos presenteou com uma atuação  profissional pautada na ética, na generosidade e na sua dedicação, contribuindo na consolidação de ações efetivas na área da Educação Especial. Sua prática em avaliação diagnóstica de pessoas com Deficiência e Transtornos foi decisiva para fomentar um olhar investigativo, que contribui para o crescimento profissional da equipe técnica do CENAE, como o pilar de uma atuação exemplar, influenciando ontem, hoje e, com certeza, amanhã, todos os profissionais que atuaram com ela em equipe.

No ano de 2004 foi agraciada com a Medalha de Mérito Funcional “Alice Guilhon Gonzaga Petrelli”, condecoração entregue anualmente pelo Governo do Estado aos servidores públicos que se destacaram pelo zelo, pela dedicação e pela presteza no cumprimento das suas atividades.

Reconhecemos além disto, sua visão globalizada na área da Educação Especial, característica incomum, na área da medicina, que agrega valores de um trabalho de excelência onde o foco sempre foi à pessoa com deficiência.

Neste momento em que Dra Teresinha está se desligando da Instituição, gostaríamos de manifestar nossa profunda admiração e agradecimento pela inestimável contribuição ao longo desses anos, em especial no CENAE, oportunizando momentos ricos de aprendizado, companheirismo e comprometimento com a Educação Especial deixando sua marca registrada na história como exemplo a ser seguido tanto por sua atuação profissional, quanto, pela pessoa  amada e especial que ela representa para todos nós.