Abertura do Seminário na FCEETradução LIBRAS 09/11/15 - Dezenas de pessoas participaram na manhã desta segunda-feira da abertura do I Seminário de Tecnologia Assistiva e Educacional da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que ocorre entre hoje e amanhã no Auditório da instituição com a participação de professores convidados. O evento visa discutir sobre o uso das tecnologias como ferramenta que contribuam para a independência, autonomia, promoção da saúde e qualidade de vida com vistas à inclusão escolar e social. A cerimônia de abertura contou com uma apresentação do grupo de capoeira com usuários da FCEE.

A cerimônia contou com a participação da Integradora de Educação Especial e Diversidade da Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (18ª GERED), Ivone Schaffer, juntamente com a Presidente da FCEE, Rose Bartucheski, o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Pedro de Souza, a Gerente de Capacitação, Articulação e Extensão, Stela Sumienski, o Gerente de Pesquisa e Conhecimentos Aplicados, Waldemar Pinheiro, e a coordenadora do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), Márcia Martins.

No primeiro dia, o Seminário trouxe uma palestra, no turno da manhã, sobre Tecnologia Educacional, apresentada pelos docentes da FCEE Márcia Cristina Martins, Sérgio de Castro e Estela Gonçalves Prestes. Já no turno da tarde o evento contou com uma apresentação sobre “Tecnologia na Educação - EAD” ministrada pelo professor aposentado de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP) e co-fundador do Projeto Escola do Futuro da USP, o espanhol naturalizado brasileiro José Manuel Moran.

Nesta terça-feira a programação segue com uma palestra sobre “Tecnologia Assistiva” ministrada pelo professor do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o engenheiro cubano Alejandro Ramirez, e com uma apresentação sobre o ”Trabalho desenvolvido no Serviço de Pesquisa e Produção de Equipamentos e Acessórios Adaptados da FCEE”, ministrada pela terapeuta ocupacional Ana Carolina Savall.

Autoridades presentes na aberturaApresentação do grupo de Capoeira da FCEE