Tradução LIBRAS 23/10/15 - No último dia 19 de outubro tiveram início dois novos cursos na modalidade à distância (EAD) promovidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O primeiro deles, “Capacitação em Altas Habilidades/ Superdotação: Rompendo as barreiras do anonimato”, visa capacitar professores, assistentes técnicos e gestores educacionais que atuam com educação especial na rede estadual de ensino nos municípios de seis regiões do Estado. Já o segundo trata-se de um Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) voltado para servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Santa Catarina.

Com objetivo de apresentar os conceitos teóricos e as estratégias utilizadas para a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação, além de fomentar a implantação de serviços na área, o curso “Capacitação em Altas Habilidades/ Superdotação: Rompendo as barreiras do anonimato”, organizado pela Gerência de Capacitação e Extensão (GECAE) da FCEE e coordenado pelo Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em parceria com o Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), é voltado especificamente para profissionais que atuam nos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) da rede estadual de ensino dos municípios das seguintes Secretarias de Desenvolvimento Regional: 23ª Joinville, 17ª Itajaí, 27ª Lages, 26ª Canoinhas, 20ª Tubarão e 18ª Grande Florianópolis. Esta já é a sexta capacitação à distância oferecida pela NAAH/S nos últimos dois anos e conta com 41 cursistas inscritos.

Já o Curso de LIBRAS Básico Nível I voltado para os servidores do TRT-SC que atuam e prestam serviço de atendimento ao público tem como objetivo capacitar estes profissionais para que estejam aptos a estabelecer um primeiro contato com pessoas surdas, a fim de remover barreiras de comunicação e promover a inclusão das pessoas com surdez. Com 52 cursistas inscritos em todo o Estado, este é o primeiro curso oferecido pela FCEE, sob organização da Gerência de Capacitação e Extensão (GECAE) e coordenado pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) em parceria com o Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP), voltado exclusivamente para o TRT.