Livro do NAAH/S ganha segunda ediçãoSímbolo LIBRAS 23/10/15 - Marcando um momento histórico da atuação do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), foi encerrado nesta quinta-feira o I Seminário Catarinense de Altas Habilidades/ Superdotação: Ampliando conceitos!”, que contou com a presença de mais de 120 profissionais provenientes de diversas regiões de Santa Catarina. O segundo e último dia do evento foi marcado pelo lançamento da segunda edição revisada e ampliada do livro “AH/SD: Rompendo as Barreiras do Anonimato”, realizado pela equipe do NAAH/S-FCEE, e pela palestra da atual presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD), a professora Pós-Doutora Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, que abordou o tema “Políticas públicas para Altas Habilidades/Superdotação: quem é esse sujeito que as leis amparam mas a escola não vê?”.

 

Professora Susana Pérez“Este evento é de extrema importância pois chama a atenção para este tema e ajuda a sensibilizar os professores, que são os responsáveis pela identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação”, afirmou a palestrante Susana, salientando que Santa Catarina é um dos estados do Brasil pioneiros neste tipo de capacitação, ao lado de Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. “Santa Catarina é um dos estados que desponta neste campo de conhecimento, e a atuação da FCEE está sendo fundamental neste momento”, destacou a presidente do CONBRASD, lembrando que há ainda muita falta de conhecimento sobre as leis e políticas públicas direcionadas para os alunos com AH/SD. 

Capa livro NAAHSJá o lançamento da segunda edição, revisada e ampliada, do livro “AH/SD: Rompendo as Barreiras do Anonimato”, originalmente publicado em 2011, traz informações técnicas importantes a respeito da identificação e atendimento adequados às necessidades educacionais especiais de pessoas com altas habilidades/superdotação, aprofundando temas que visam à desmistificação de crenças equivocadas sobre o assunto e dando maior visibilidade ao fato que alunos altamente habilidosos, assim como os demais sujeitos alvo da educação especial, como as pessoas com deficiência e as com transtornos globais do desenvolvimento, precisam de atendimento especializado a fim de minimizar as segregações advindas das diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem.

Relatos de pais e alunosNo turno da manhã o Seminário contou também com uma apresentação de pais e alunos do NAAH/S – FCEE que relataram fatos de suas trajetórias e uma palestra dos profissionais da FCEE sobre “O atendimento no NAAH/S de SC, uma trajetória de inclusão: superando desafios e celebrando conquistas”. No primeiro dia do evento ocorreram palestras com as professoras convidadas Maria das Graças Machado Moukarzel, Mestre em Educação e professora universitária de Educação Especial, que falou sobre “Considerações sobre a importância de investir na identificação e no atendimento dos alunos com AH/SD”, e Cristina Maria Carvalho Delou, Doutora em Educação, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD), que abordou os “Modelos de Serviços de Atendimento para alunos com AH/SD: conhecendo diferentes realidades”.

 

Com o objetivo de discutir os conceitos teóricos que norteiam a identificação e o atendimento dos alunos com altas habilidades/superdotação, discutir as políticas públicas para este público e fomentar a implantação de serviços para o atendimento destes alunos nas diversas regiões do Estado, o Seminário foi voltado para professores, assistentes técnicos e gestores educacionais das Gerências de Educação das Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina.

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