Abertura da exposição de alunos da FCEE em LIBRAS','width=560,height=315,left='+(screen.availWidth/2-280)+',top='+(screen.availHeight/2-157.5)+'');return false;">Símbolo LIBRAS 03/09/15 - A abertura da exposição “Novos Olhares” na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira, em São José (SC), com obras produzidas por alunos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ocorreu nesta quarta-feira, dia 02 de setembro, e contou com a presença do superintendente da Fundação de Cultura e Turismo de São José (FMCT), Carlos Eduardo Martins, da superintendente adjunta da FMCT, Joice Porto Luca, da presidente da FCEE, Rose Bartuscheski, do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, além de alunos, pais e servidores das duas Fundações. A exposição fica aberta ao público até o dia 26 de setembro.

A mostra traz o trabalho de seis estudantes, alunos da Oficina de Artes Visuais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE, feitos a partir da utilização de diversas técnicas artísticas. Com o uso de diferentes tipos de materiais, como lápis, nanquim, grafite e tintas, Luciane Kroll, Rafael Martins, Beatriz Matos, Júlia Cardoso, Lucas Yuki e Almiro Sagas apresentam suas obras dentro da exposição “Novos Olhares”. Para a criação das peças, os artistas utilizaram técnicas como desenhos e pinturas com recortes e colagens sobre papéis, Ebru Sanati (técnica de origem turca aplicada como fundo em alguns dos trabalhos); cerâmica com técnicas figurativas e de modelagem de mesa, pintura em tela e origami.

Alunos na abertura da exposiçãoSegundo a presidente da FCEE, Rose Bartuscheski, alunos com altas habilidades e superdotação necessitam de um atendimento educacional diferenciado, que possam promover seu desenvolvimento acadêmico, artístico, psicomotor e social. “Neste contexto, a Oficina de Artes Visuais vem promovendo, estimulando e oportunizando experiências relacionados aos conteúdos e práticas inerentes às artes visuais", assinala Rose. 

O diretor de Ensino da FCEE, Pedro de Souza, explicou que a Oficina de Artes Visuais busca apresentar tópicos relacionados à História da Arte destacando artistas, obras e estilos bem como os Fundamentos da Linguagem Visual. O objetivo é ampliar o repertório cultural do aluno para a utilização de recursos e técnicas, além do desenvolvimento de linguagens artísticas. “Para que se possa conhecer, pesquisar, planejar, experimentar, refletir, aprender, executar e expor suas pesquisas e produções. Por isso, é de grande importância que este trabalho artístico seja compartilhado com o público”, afirma Souza.

Para o superintendente da FMTC, Carlos Eduardo Martins, um dos focos do trabalho da Fundação é abrir espaço para as diferentes manifestações culturais e valorizar a produção artística local. “A Casa da Cultura está sempre de portas abertas para receber exposições e incentivar os novos artistas”, destaca. 

NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação

Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assim como as pessoas com deficiência e as com transtornos globais do desenvolvimento, definem o público-alvo da educação especial, resguardadas por leis, devem receber um atendimento educacional especializado visando seu desenvolvimento.

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da FCEE promove a identificação, o atendimento e o desenvolvimento dos alunos com indicadores de AH/SD e através da Oficina de Artes Visuais, realiza ações que dêem visibilidades a estes talentos artísticos no Estado de Santa Catarina. 

Além da Oficina de Artes Visuais, o Núcleo também oferece outras quatro oficinas (Lógica e Matemática, Robótica Educacional, Leitura e Produção Textual e Atividades Exploratórias) com o objetivo de desenvolver talentos e buscar identificar nesses alunos áreas de interesse específico, ampliando as habilidades e oferecendo conhecimento amplo de acordo com suas potencialidades. As oficinas proporcionam o enriquecimento curricular, avaliação processual, socialização com seus pares e a ampliação da criatividade. São realizadas uma vez por semana, no contra turno do ensino regular que frequentam e podem participar até que concluam o ensino médio.

SERVIÇO:

O QUE: exposição “Novos Olhares”

QUANDO: até 26 de setembro de 2015, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 22h

LOCAL: Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira

Rua Praça Hercílio Luz, 04 - Centro Histórico - São José (SC)

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito