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28/11/14 - Projeto em curso desde o início do ano na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) com o objetivo de aprimorar o conhecimento teórico e prático da equipe técnica do Centro de Avaliação e Encaminhamento (CENAE), o Ciclo de Estudos em Educação Especial foi finalizado nesta sexta-feira com as etapas de Avaliação Odontológica e Avaliação Fonoaudiológica. 

Ao longo de todo o ano de 2014, entre abril e novembro, foram realizados encontros mensais abordando temas pertinentes à política de Educação Especial, legislação, métodos e técnicas da avaliação multidisciplinar, informações jurídicas e demais assuntos da educação especial. Com uma carga horária total de 54 horas, o Ciclo de Estudos teve como público-alvo os profissionais das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e Assistência Social responsáveis pelas atividades de avaliação e diagnóstico de pessoas com deficiência junto ao CENAE. 

Segundo explica a coordenadora do CENAE, Mariuza do Carmo Pillmann, a realização do projeto foi motivada pela necessidade de capacitar os profissionais da equipe técnica que ingressaram na instituição entre 2012 e 2013 através de concurso público, para que tivessem acesso a conhecimentos específicos da área da educação especial com vistas a subsidiar o processo de avaliação e diagnóstico das pessoas com deficiência.

Os encontros mensais abordaram os seguintes conteúdos: “Paralelo entre Política Nacional e Política Estadual de Educação Especial”, “Avaliação médica: síndromes e deficiência”, “Centro de Reabilitação Santa Catarina: caracterização dos serviços oferecidos e encaminhamentos”, “Associações da Grande Florianópolis: AMA, Associação X Frágil e Associação Síndrome de Down”, “Avaliação Audiológica”, “Avaliação do Processamento Visual”, “Avaliação Fisioterápica”, “Avaliação Psicológica: aspectos do psicodiagnóstico”, “Avaliação da Integração Sensorial”, “Trabalho de rede da Assistência Social, Saúde e Previdência”, “Implicações jurídicas: violência, abuso e exploração da pessoa com deficiência”, “Avaliação Pedagógica”, “Avaliação Fonoaudiológica” e “Avaliação Odontológica”. 

Atuando como “porta de entrada” da FCEE, o CENAE constitui-se em um espaço de estudos, discussões e pesquisas na área da avaliação diagnóstica, realizando também triagens, avaliações e reavaliações em pessoas com sinais indicativos de Deficiência Mental, Transtornos Global do Desenvolvimento e/ou Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, visando impressão diagnóstica e encaminhamentos compatíveis às necessidades de cada pessoa. Através do CENAE, a FCEE também emite relatórios, laudos e realiza orientações às famílias e/ou escolas.

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