cenap_3 20/09/12 - Promover a interação social, o lazer e a afetividade, propiciando às pessoas com deficiência e transtorno global do desenvolvimento o contato com diferentes ambientes. Esses foram alguns dos objetivos dos dois passeios organizados entre os meses de agosto e setembro pelo Centro de Ensino e Aprendizagem (Cenap) da FCEE para os 13 usuários de seu Serviço Pedagógico Específico. No dia 31 de agosto foi organizada uma visita ao bairro Pedra Branca, em Palhoça, e no dia 12 de setembro, ao Parque de Coqueiros, em Florianópolis.

O planejamento desses passeios foi realizado pelos professores Sérgio de Castro, Denise Emanuela Medeiros e Joanildes Martins Saldano e pelas pedagogas Sumaya Dutra e Tatiana G. Zampieri.

A coordenadora do CENAP, Jussara dos Santos, explica que os passeios são realizados de acordo com o planejamento e a avaliação processual feitas no Centro, para que possibilitem aos usuários o contato com novos espaços e com a natureza, já que alguns não possuem essa vivência.

Entre outras finalidades dos passeios estão a observação e a avaliação das pessoas atendidas com pessoas diferentes do seu convívio, além do desenvolvimento de noções de tempo, limites e regras.

“Nesses momentos é muito gostoso ver as reações dos usuários nas interações com o ambiente. As pessoas que passam nos veem com curiosidade, alguns procuram conversar, brincar com eles, outros apresentam seus animais de estimação, dividindo um pouco da agradável companhia de seus bichinhos. Perguntam sobre as deficiências e assim também temos a oportunidade de falar sobre inclusão e esclarecer pequenas dúvidas”, relata Jussara.

Assessoria de Comunicação FCEE 

 

Fotos do passeio ao Parque de Coqueiros, em Florianópolis
 cenap_1
 cenap_2
 cenap_3
 cenap_4
 cenap_5
 cenap_6
 cenap_7
 
Fotos do passeio ao bairro Pedra Branca, em Palhoça
 cenap_8
 cenap_9
 cenap_10
 cenap_11
 cenap_12
 cenap_13

Fotos enviadas pelo Cenap

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito