São José, 13/06/2012 – Trinta e três diretores dos Centros de Atendimento Especializado, mantido pelas unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Santa Catarina (SC), iniciaram na manhã desta quarta-feira (13) um curso de capacitação em Educação Especial no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). No total, serão 24 horas de curso, programado até sexta-feira (15), com palestras de ministrantes convidados, entre os quais, Sérgio Otávio Bassetti, Jennifer Mary Teodósio, Edite Sehnen, Ondimari Gregório de Jesus, Maria Nilza Éckel, Alzira Candido Lopes, Zena Becker e Renata Nunes. Trata-se da capacitação do terceiro grupo de diretores, sendo a primeira realizada entre os dias 25 e 27 de abril e a segunda entre os dias 23 e 27 de maio.
“Ainda neste mês, teremos mais uma capacitação de um grupo de diretores, em um curso programado entres os dias 27 e 29”, destacou a coordenadora pedagógica da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FeAPAEs), Maria Nilza Éckel. Segundo ela, até o final do ano, a intenção da FeAPAEs, entidade organizadora da iniciativa, é capacitar 1800 funcionários de todas as APAEs de Santa Catarina.
Participaram da abertura solene do curso, realizada na FCEE, além de Maria Nilza, o presidente da FeAPAEs, Julio César de Aguiar, a integradora Maria Stela Lopes de Simas Sumienski, a membro da Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação (Gecea), Juliana Luchi Schmitz, Waldemar Carlos Pinheiro, diretor interino de Ensino, Pesquisa e Extensão e de demais profissionais da FCEE.
No conjunto, a capacitação contempla os seguintes tópicos: Gerenciamento de instituições não governamentais; Políticas Públicas de Educação para as Pessoas com Deficiência; Políticas Públicas de Saúde para as Pessoas com Deficiência; Políticas Públicas da Assistência para as Pessoas com Deficiência; O papel do diretor na instituição especializada; Estimulação Essencial; Educação Profissional; Atendimento as pessoas com deficiência em processo de envelhecimento ou com baixo nível funcional; e Recursos humanos.
Um certificado será emitido aos participantes do curso – com registro de 100% de frequência – pela FCEE, por meio da Gecea.
Assessoria de Imprensa - FCEE