Imagem de dez pessoas sentadas em semi-circulo em palco, ao fundo telão com foto
Ocorreu nesta quinta-feira, 31/10, no auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o III Fórum do Programa de Educação Profissional, que reuniu educandos e profissionais de instituições especializadas de todo o estado para debater as experiências do Programa de Educação Profissional (PROEP). O evento, organizado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE, contou com apresentações de profissionais de instituições como as APAEs de Itajaí e Pinhalzinho, AMA de Jaraguá do Sul e SESI/SENAI. O Coral da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEV) abrilhantou a abertura do Fórum.

O PROEP, programa que integra a Política de Educação Especial de Santa Catarina, tem como objetivo qualificar pessoas com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista (TEA) para o desempenho de funções profissionais, bem como realizar o encaminhamento destas pessoas ao mercado de trabalho.

A programação do evento iniciou com uma apresentação do Programa de Educação Profissional da FCEE, realizada pela Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares, Juliana Paula Buratto dos Santos Pereira, seguida da palestra “Protagonismo da Pessoa com deficiência”, apresentada pelo pedagogo da FCEE e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-SC), Paulo Suldovski; o analista em tecnologia da informação, Angelo beck, e o interlocutor do Programa SESI/SENAI de Ações Inclusivas, Luis Felipe Martins Mira.

No turno da tarde, ocorreu uma sessão de “Relatos de Instituições Parceiras sobre o PROEP”, que contou com a participação de profissionais da AMA de Jaraguá do Sul, da APAE de Itajaí, que apresentaram o CAPACIT - Centro de Apoio Profissional, Acompanhamento e Inclusão no Mundo do Trabalho, APAE de Pinhalzinho, AJIDEVI, IFSC e Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA) da FCEE.

“Neste evento tivemos a oportunidade de promover um espaço de debates, relatos de experiências e troca de conhecimentos entre profissionais e educandos, buscando, principalmente, conscientizar sobre a importância da inclusão profissional das pessoas com deficiência”, destacou a Supervisora de Atividades Educacionais Nucleares da FCEE.

Para saber mais sobre o PROEP, acesse as Publicações da FCEE e também a página do CENET/FCEE.

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