criança mexendo em jogo de tabuleiro em mesa, sala de aula, vista de cima
Com foco no tema Inovação e Tecnologia, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) realiza na próxima sexta-feira (13/09) o “III Seminário de Educação Inclusiva: Inovação e Tecnologia no Atendimento Educacional Especializado - AEE”, evento que ocorre no auditório da instituição, em São José, das 8h às 17h, voltado para profissionais da educação. O seminário tem como objetivo fomentar discussões sobre inovações e tecnologia no Atendimento Educacional Especializado e é organizado pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) da FCEE.

O evento vai reunir apresentações de trabalhos e relatos de experiências de professores de AEE atuantes em Santa Catarina, seja em escolas estaduais ou em instituições especialziadas. No total, serão 11 apresentações, envolvendo temas como o uso de realidade aumentada com alunos não verbais, óculos de realidade virtual e uma cela Braille sonora.

O evento contará ainda com duas palestras apresentadas por profissionais da FCEE: a pedagoga Fabiana Giacomini Garcez abordará o tema “Inovações na avaliação pedagógica dos estudantes matriculados no AEE” enquanto a terapeuta ocupacional Ana Carolina Savall fala sobre “Avaliação Biopsicossocial”.

O AEE na rede estadual de ensino
Atualmente, a rede estadual de ensino de Santa Catarina possui quase 30 mil alunos elegíveis para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), espalhados por mais de 1000 escolas em todo o Estado.

O AEE é um serviço oferecido pelas escolas da rede estadual de ensino, no contraturno escolar, que oferece suporte às necessidades educacionais dos estudantes com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Altas habilidades/Superdotação (AH/SD).

A FCEE é o órgão do Governo do Estado responsável por definir e coordenar as políticas de Educação Especial, o que inclui as autorizações de inclusão de alunos nas turmas de AEE. Além disso, a FCEE também promove cursos, capacitações e assessorias para professores além de publicar documentos norteadores para a atuação deste profissionais, como a publicação “Diretrizes para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede regular de ensino de Santa Catarina” (São José, FCEE, 2021).

Serviço:
Data: 13/09/2024
Local: Auditório da FCEE – São José/SC
Informações pelo e-mail gecae@fcee.sc.gov.br

Programação:
8h - 8h45 Abertura do evento – Presidente da FCEE - Jeane Rauh Probst Leite
8h45 10h15 - Inovações na avaliação pedagógica dos estudantes matriculados no AEE - Ma. Fabiana Giacomini Garcez
10h15-10h30 Intervalo
10h30 -10h45 - Contribuições da Realidade Aumentada para o Ensino de Alunos Não Verbais no Atendimento Educacional Especializado - Andréia Valeriano Figueredo Leandro; Tamires Queiroz Vasco do Amaral
10h45-11h - Os jogos construídos no AEE inovando o aprendizado dos alunos para a inclusão dentro da sala de aula - Claudete da Silva Schmidt
11h15-11h30 - Óculos Realidade Virtual como Ferramenta Educacional Inclusiva no AEE -
Igor Rocha Santos, Jacqueline M. Laurentino
11h30 -12h - Discussões a respeito dos trabalhos selecionados - Dr.ª Grazielle Franciosi
12h-13h Almoço
13h-14h15 - Avaliação biopsicosocial - Ma Ana Carolina Savall
14h15 - 14h30 - Fluência de Leitura: estratégias didático-pedagógicas no Atendimento Educacional
Especializado -AEE - Luciana da Silva; Jamila Galdino Prochaska Lemos; Terezinha Mazzuco.
14h30 -14h45 - Implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) através da metodologia de projetos: desafios e perspectivas - Bruna Mendes Maiato; Maura Gertrudes Francisco Bastos.
14h45 - 15h - O trabalho do professor do atendimento educacional especializado: desafios no compromisso por uma educação inclusiva de qualidade - Vaneila Bertoli
15h-15h15 Intervalo
15h15-15h30 - Por que registramos? Anotar para qualificar o trabalho docente em AEE - Rafael Ghidini
15h45-16h - A Importância das Tecnologias Assistivas no Atendimento Educacional Especializado -AEE na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - APAE de São Joaquim - Mariela Tainá de Jesus
16h-16h15 - Cela Braille sonora. Lizandra Sgrott; Cintia Barthel Zimmermann; Timóteo Monteiro da Silva.
16h15-16h30 - Comunicação Alternativa e Tecnologia no Atendimento Educacional Especializado: Um Relato de Experiência - Kelin Albani Schwaab; Fernanda Baldo; Juciane Aparecida da Silva; Taís Renata Schneider.
16h30-17h - Discussões a respeito dos trabalhos selecionados - Dr.ª Grazielle Franciosi