menino caminhando sobre barra no chão, professora ao lado.
Neste mês de agosto, teve início na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) o Grupo de Estudos de Psicomotricidade e Neurodesenvolvimento (GENP). Formado por profissionais que realizam atendimentos de Psicomotricidade no campus da Fundação, o grupo tem como objetivo explorar as práticas baseadas em evidências (PBE) para aprimorar as estratégias de planejamento, avaliação e intervenção psicomotora destinadas ao público da Educação Especial, em especial às crianças com autismo e Síndrome de Down.

Neste primeiro momento o grupo é destinado somente aos profissionais que atuam com Psicomotricidade nos diferentes centros de atendimento da FCEE e contará com a análise de práticas baseadas em evidências e casos clínicos. O grupo de estudos pretende investigar como os processos neurobiológicos influenciam o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional de indivíduos com diferentes condições, tais como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, entre outras.

“O estudo da interação entre Neurodesenvolvimento, Psicomotricidade e Educação Especial é de suma importância para compreensão dos mecanismos subjacentes ao desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional de indivíduos com transtornos, síndromes ou deficiências”, explica a professora do Centro de Educação Física e Cultura (Cefic) da FCEE e proponente do grupo, Lorenna Silva. “Neste contexto, a Psicomotricidade, enquanto campo científico transdisciplinar, permite estudar e compreender como as funções cognitivo-motoras se interconectam e influenciam o comportamento humano”, acrescenta.

Na Educação Especial, os atendimentos de psicomotricidade fazem parte do Programa de Estimulação Precoce, voltado para crianças de zero a 6 anos, e também dos serviços de Educação Física e Saúde, voltados para todo o público da educação especial.

A psicomotricidade tem como objetivo colaborar no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social da criança, de acordo com as “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial” (FCEE, 2020). As atividades psicomotoras auxiliam no processo de aprendizagem, desenvolvendo e estimulando todos os elementos psicomotores.

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