2 homens posam para foto em frente a prédio histórico, céu azul ao fundo
Os professores de educação física da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Roger Scherer e João Batista Cascaes, estiveram na semana passada, entre os dias 08 e 12 de julho, realizando uma capacitação sobre Orientação e Mobilidade no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro.

Considerado centro de referência nacional na área da deficiência visual, o Instituto Benjamin Constant é uma instituição federal fundada em 1854 especializada na educação e atendimento de pessoas cegas e com baixa visão. O IBC também atua na formação especializada e assessora instituições públicas e privadas no atendimento às necessidades desse público.

“O objetivo desta capacitação foi a atualização dos docentes na instituição referência no Brasil, para no segundo semestre realizarmos um curso presencial aberto às instituições especializadas de Santa Catarina”, explica o coordenador do Centro de Educação Física e Cultura da FCEE, Fernando Bueno.

Em breve, a FCEE vai divulgar informações sobre a capacitação que será oferecida às instituições especializadas de Santa Catarina no segundo semestre deste ano e contará com pautas como: Histórico da Orientação e Mobilidade; entrevistas para Avaliação biopsicossocial; Acessibilidade e Desenho Universal; Técnicas de deslocamento, autoproteção e localização espacial; e Esporte como ferramenta para melhora da orientação e mobilidade.

A importância da Orientação e Mobilidade
Nas instituições especializadas, as pessoas com deficiência visual recebem aulas de orientação e mobilidade, com o objetivo de adquirirem habilidade para se locomoverem com segurança, eficiência e conforto no meio ambiente. A orientação e mobilidade da pessoa com deficiência visual pode ser feita por meio de um guia humano ou vidente, de um cão guia ou com a técnica da bengala, a mais utilizada atualmente por este público.