auditório lotado de pessoas sentadas assistindo a abertura do fórum
O auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) ficou lotado nesta quinta-feira, 31, por profissionais, educandos e aprendizes da área de educação especial, que participaram da segunda edição do Fórum do Programa de Educação Profissional dos Centros de Atendimento Educacional Especializados (CAESP’s) da Grande Florianópolis. O evento foi organizado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) da FCEE.

Durante todo o dia os participantes discutiram sobre as diretrizes do Programa de Educação Profissional (PROEP), Direitos e Deveres dos Trabalhadores, Grupo dos egressos e futuros ingressantes ao mundo do trabalho (proposta de trabalho), Processo seletivo nas empresas (noções gerais), além de relatos de experiências de profissionais já encaminhados ao mundo do trabalho pelo CENET.

No fórum foram compartilhados depoimentos de profissionais de empresas e instituições parceiras da FCEE (como CIEE/ 4º Batalhão da Polícia Militar, de Florianópolis, além de instituições que trabalham com Programa de Aprendizagem e Projeto Primeiro Emprego, entre outras.

Ao falar aos presentes, a presidente da FCEE, Jeane Jeane Rauh Probst Leite, relembrou sua trajetória na vida profissional com início de suas atividades na educação para o trabalho como estagiária da universidade. Em outro momento defendeu a capacitação de profissionais na área do cooperativismo e fez uma reflexão sobre o fórum.

“Esse dia de hoje é uma reflexão, uma análise das estratégias, dos exemplos que deram certo, mas temos também que pensar lá na frente. Temos ainda que trabalhar nosso currículo na educação para o trabalho. Por que não retomar as conversas das cooperativas? Temos o desafio de repensar algumas coisas para o ano que vem, como por exemplo implantar o Projeto de Qualificação profissional em algumas instituições, que certa forma já fazem isso, por meio de convênios com FCEE”, disse a presidente.

Na abertura também estiveram presente, além da presidente da FCEE, Juliana Burato, coordenadora do CENET, diversos representantes de instituições ligadas a educação especial, entre os quais Alice Kuerten, presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina; Luciana Xavier de Carvalho, auditora fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e coordenadora estadual do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS e do Mundo do Trabalho em Santa Catarina. Presentes ainda Aléx Maurino Pereira e Marcelo de Souza, subtenentes da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, entre outras autoridades.