pessoas sentadas em mesas, salão interno amplo, ao fundo alguém fala ao microfone
O funcionamento e a metodologia de trabalho de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi tema de formação continuada realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED). A capacitação, realizada em Florianópolis, ocorreu nos dias 24 e 25 de agosto e reuniu cerca de 150 participantes, incluindo representantes das Coordenadorias Regionais de Educação e professores do atendimento educacional especializado (AEE) em TEA.

A formação foi ministrada por Fabiana de Melo Giacomini Garcez, supervisora de atividades educacionais extensivas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). “Esses momentos são de extrema importância para disseminação das políticas públicas e para qualificar o atendimento desses estudantes com autismo. Tratamos sobre o papel do AEE dentro da escola e o papel dos polos de atendimento especializados no autismo, além das práticas educacionais para esses estudantes “, explica ela.

Organizada pela Diretoria de Ensino da SED em parceria com a FCEE, a capacitação busca que os educadores conheçam as especificidades do estudante com diagnóstico de TEA, estudem as Diretrizes do AEE TEA para a rede regular de ensino e conheçam os recursos e metodologias necessários para este público. Além disso, o curso buscou também orientar professores em relação às suas atribuições nos Polo TEA.

Conheça os Polos do AEE TEA

A SED conta com 27 polos distribuídos em 17 coordenadorias regionais, com professores do AEE TEA e os Professores Assessores. Os polos também oferecem Professores Assessores às demais coordenadorias que precisam do atendimento.

O trabalho de orientação das ações dos Polos vem sendo realizado pela SED e pela FCEE, por meio de encontros sistemáticos na modalidade online e também presencial.

(Com informações da Secretaria da Educação)