Dez pessoas posam para foto em ambiente interno, ao fundo espécie de esteira de caminhar com faixas.
Nesta quinta-feira, 03/08, a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst Leite, prestigiou evento realizado na APAE de Orleans, quando ocorreu a apresentação oficial dos resultados do projeto de pesquisa realizado em parceria com o Campus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Na ocasião, a diretora da APAE, Fabiana Martins Hoffmann, recebeu homenagem da FCEE pelos serviços prestados à educação especial no estado de Santa Catarina.

O projeto de pesquisa da APAE, idealizado pelas fisioterapeutas Morgana Righetto Zanin e Eduarda Borghezan, consiste na automação do processo de marcha utilizado no tratamento com o PediaSuit, utilizado por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para tratamento de pessoas com deficiência. O equipamento foi desenvolvido a partir de um projeto aprovado por professores do IFSC junto à Fapesc, sendo doado à instituição de educação especial de Orleans.

No evento desta quinta-feira, as fisioterapeutas apresentaram os resultados já verificados nos primeiros três meses de usos do equipamento desenvolvido pelo IFSC.

“A FCEE parabeniza a iniciativa da APAE de Orleans na busca pelo conhecimento científico. É incrível o avanço observado em três meses de uso do equipamento”, destacou a presidente da FCEE, explicando que o trabalho foi realizado com crianças entre 1 e 4 anos de idade.

O evento contou com as presenças de autoridades locais, da Presidente da APAE, Arlene Maria de Aguiar Galvane, da direção do Campus Criciúma do IFSC e membros da comunidade.

O projeto

O equipamento foi entregue à APAE de Orleans em novembro de 2022 e estava em período de testes. Ele é resultado de um projeto aprovado pelo professor Diego Fabre, do Câmpus Criciúma do IFSC, em chamada pública da Fapesc para projetos de pesquisa aplicada no IFSC. Intitulado “Automação do processo de marcha utilizado no tratamento com PediaSuit”, o projeto recebeu R$ 25 mil para pesquisa, desenvolvimento e implantação da autonomia do movimento de marcha utilizado pelas profissionais com os alunos atendidos pela Apae.

O PediaSuit é um protocolo de terapia intensiva que utiliza um traje ortopédico para ajudar crianças com deficiência a realizarem exercícios de caminhada (marcha). No equipamento convencional, o traje é conectado a um trilho de uma gaiola funcional, onde o paciente realiza os exercícios. A automatização permite que a fisioterapeuta possa ter foco no paciente, controlado através de um tablet parâmetros como a carga do paciente sobre a esteira e a velocidade da marcha.

(Com informações e imagens da Prefeitura Municipal de Orleans)