Imagem de pódio, duas mulheres, uma sentada na cadeira de rodas e outra em pé atrás, ao fundo escrito Americas Paralimipc Committée
A atleta catarinense Beatriz Marta das Chagas, 19 anos, conquistou neste sábado, 10/06, a medalha de ouro na Bocha Paralímpica na classe BC1 nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2023, que ocorrem em Bogotá, na Colômbia. Beatriz é atleta da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e representou o Brasil no evento ao lado da sua treinadora, a professora de educação física da FCEE Fabíola Spader.

“Este título é fruto de muita dedicação e trabalho. Hoje estamos levando esta medalha de ouro para a FCEE, para Santa Catarina e para o Brasil”, declarou Beatriz, que conquistou o pódio após derrotar no último sábado, dia 10, a costarriquenha Maripaz Astua, por um placar de 7 a 1.

A atleta Beatriz Chagas, que possui paralisia cerebral e é natural de Florianópolis, treina no Centro de Educação Física (CEDUF) da FCEE, em São José, desde 2018. Aos 19 anos de idade, ela já acumula conquistas importantes nos mais diversos torneios e campeonatos, a nível regional e nacional, tendo conquistado por dois anos consecutivos o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica (2022 e 2023).

“Foi uma experiência única de poder jogar com outros países, alguns deles com desempenhos muito superiores a nós, mas podemos dizer que estamos no caminho certo, chegamos até aqui após muita dedicação e muito treinamento, e estamos muito felizes com esse título que estamos levando para a FCEE, o estado de Santa Catarina e o Brasil”, afirmou a treinadora Fabiola Spader, professora de educação física na FCEE.

“Precisamos incentivar cada vez mais o paradesporto em nosso estado. O Governo de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), vem buscando esse objetivo através de diversas ações integradas”, destaca a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

O Brasil conquistou 50 medalhas na quinta edição do Parapan de Jovens, que reuniu entre os dias 2 e 12 de junho delegações de 20 países na capital colombiana. O evento é disputado por atletas com deficiência entre 12 e 20 anos, de 20 países. A delegação brasileira era composta por 96 atletas de 19 estados e o DF competindo em 10 modalidades.

(Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro)