Imagem de 7 pessoas, sendo 5 crianças, sorrindo e fazendo sinais com as mãos
Ainda no âmbito das comemorações dos 55 anos da FCEE, ocorreram nesta segunda-feira dois eventos abertos ao público no auditório da instituição. Primeiro, às 14h, ocorreu a palestra “A História do CAP ao longo dos 55 anos da FCEE”, apresentada pela coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual Adilson Ventura (CAP) da FCEE, a pedagoga Danielly Ventura Martins. Após, ocorreu a apresentação “O CAS convida você a conhecer mais a comunidade surda", produzida e apresentada pela equipe do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE.

Imagem de um slide no telão onde se vê o texto:
Na apresentação sobre a história do CAP, Danielly discorreu principalmente sobre a trajetória de seu pai, Adilson Ventura, primeiro servidor da instituição a ser homenageado postumamente com o nome de um centro de atendimento. Professor Adilson Ventura, que era cego e servidor efetivo da FCEE desde a década de 1960, foi um dos grandes nomes da deficiência visual no Brasil, tendo sido fundador da ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego) e atuante em diversas organizações nacionais e internacionais, como a Organização Nacional dos Cegos da Espanha (ONCE). Foi idealizador e responsável pela criação do Serviço de Reabilitação Visual na FCEE.

Logo na sequência, a palestra do CAS foi realizada pelos professores de Libras Marcos Alexandre Marquioto e Janaína Kosztrzepa. Eles discorreram sobre diversas questões da vida dos surdos, em especial sobre as suas experiências escolares e relações familiares. A apresentação foi acompanhada com interpretação simultânea pelos profissionais da Central de Interpretação da FCEE, Paula Cecília Novaes e Saulo dos Santos Henrique. Ao final, um teatro contou com a participação dos educandos surdos do Atendimento Educacional Especializado Libras e Português.

Os eventos foram acompanhados por um público formado principalmente por servidores de diversos setores.

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito