Imagem de 2 pessoas e texto que diz
A capoeira é um importante instrumento educacional para a integração dos alunos e aprendizes da Educação Especial na sociedade. As aulas práticas para pessoas com deficiência são realidade no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e em APAEs de diversos municípios catarinenses. Com o objetivo de apresentar as atividades realizadas e debater as melhores práticas, a FCEE promove no dia 19 de novembro de 2021 a 10ª edição do Encontro Catarinense de Capoeira Especial, que será realizado de modo virtual pelo canal da FCEE no YouTube. O evento é aberto ao público em geral através deste link.

“Nos encontros presenciais, são 200 pessoas com deficiência, em média, jogando capoeira num momento de muita descontração. E não há cidadão que tenha um mínimo de sensibilidade que não se emocione quando essas pessoas se juntam para desfrutarem dessa prática que é um patrimônio cultural da humanidade”, afirma o educador físico Fernando Bueno, o mestre Tuti, que desenvolve o trabalho de capoeira na FCEE desde 2012 e desde 2001 na APAE de Biguaçu.

Na programação estão previstas apresentações de educandos e uma roda de conversa com mestres sobre suas experiências em capoeira para pessoas com deficiência. Os convidados são os mestres Antônio Silva, do Rio de Janeiro (RJ), conhecido como Mestre Mudo, e a mestra Maria Cristina de Almeida, conhecida como Mestra Morena, que desenvolve trabalho com pessoas com deficiência em Guaratinguetá (SP). “Mestre Mudo é um mestre que chegou a esse nível superando as barreiras da surdez e hoje têm alunos até em Israel. Mestra Morena desenvolve um trabalho há décadas e vai apresentar até mesmo um de seus alunos que tem Síndrome de Down e que chegou à mestria”, conta mestre Tuti.

O Encontro é organizado pelo Centro de Educação Física da FCEE e é uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os educadores dos diferentes municípios em que são aplicadas aulas de capoeira para pessoas com deficiência. “Esse trabalho atende diferentes tipos de deficiência, mas sempre com o objetivo de passar para eles um pouco da história do país, melhorar suas qualidades físicas e a socialização”, reforça o mestre Tuti.

Criado em 2012 pela FCEE e com formato itinerante, o Encontro Catarinense de Capoeira Especial já foi realizado em diversas cidades de Santa Catarina, como São José, Brusque, Nova Veneza, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Camboriú. Com o início da pandemia do novo coronavírus, o encontro passou a ser realizado de forma on-line. A expectativa é que, em 2022, o encontro retome o formato presencial, na cidade de Brusque.

Serviço:

10º ENCONTRO CATARINENSE DE CAPOEIRA ESPECIAL - Edição On-line