Três pessoas, abraço, ambiente interno
Ato em Romelândia

O Governador Carlos Moisés, em viagem de trabalho na região Oeste do Estado realizada na última semana, entre os dias 23 e 25/09, autorizou mais de R$ 5,8 milhões em repasses para projetos especiais de 16 instituições de educação especial conveniadas com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Os recursos vão beneficiar cerca de 1500 pessoas com deficiência da região e serão utilizadas em projetos de reforma e ampliação das sedes das entidades, adequação de acessibilidade, instalação de placas fotovoltaicas, aquisição de veículos adaptados, equipamentos de informática e equipamentos para academia acessível.

“Estamos investindo em todas as regiões catarinenses, sem distinção. São aportes históricos. Temos um jeito municipalista de governar e isso ficou claro nesse nosso roteiro aqui pelo Grande Oeste. Os investimentos ocorrem em todas as cidades, não importa o seu tamanho. Vale lembrar que tudo isso só está sendo possível, pois o Governo do Estado fez o seu dever de casa, diminuindo o tamanho da máquina, cortando custos e aumentando a sua eficiência. Estamos devolvendo à sociedade o que lhe é de direito”, afirma o governador.

A presidente da FCEE, Janice Krasniak, que acompanhou o Governador em seu roteiro pelo Oeste, destaca que os investimentos fazem parte de um total de mais de R$ 100 milhões em projetos aprovados para instituições especializadas de todas as regiões do estado. “Nunca na história de Santa Catarina um governo investiu tanto na educação especial. Isso mostra que o Governo do Estado não tem medido esforços e nem investimentos para atuar com qualidade junto à pessoa com deficiência. O governador está tendo um olhar por todo estado, por todas as pessoas com deficiências”, pontuou Janice.

Romelândia

Na quinta-feira, 23/09, a cidade de Romelândia comemorou seu aniversário de 58 anos recebendo a visita do Governador Moisés. Em cerimônia onde oficializou diversos investimentos para a região, Moisés autorizou o repasse de R$ 250 mil para a Apae de Romelândia. Os recursos autorizados garantirão reforma e adequação da acessibilidade da sede, que tem 72 alunos. “Estamos emocionados pela ajuda do governador. Vamos poder realizar muitas melhorias e garantir um melhor atendimento para os alunos”, pontuou a diretora da unidade, Delci Marli Lehmann.

Pinhalzinho
Na quinta-feira à noite foi a vez de Pinhalzinho, onde o Governador autorizou o repasse de R$ 600 mil para a Apae do município, recurso que permitirá a construção de um novo prédio e ampliação da sede da instituição.

Três pessoas, um violão, ambiente interno

Campo Erê

Já nesta sexta-feira, 24/09, segundo dia de roteiro do governador Carlos Moisés pelo Oeste catarinense, em ato realizado na cidade de Campo Erê, foi autorizado o repasse de R$ 400 mil para a Apae. O recurso será usado para a reforma e ampliação da sede que atende 110 alunos dos municípios de Campo Erê, Santa Terezinha do Progresso e Saltinho.

Para a diretora da Apae de Campo Erê, Sonaira Paula Dal Piva. o recurso fará a diferença no atendimento, segurança, qualidade e conforto para os alunos e servidores. “Hoje o nosso espaço está pequeno, com o repasse vamos ampliar e reformar a estrutura. É com muita alegria que recebemos a notícia que, com certeza vai modificar o nosso trabalho dentro da instituição.”

Três pessoas, abraço, ambiente interno
Educandos da Apae durante ato em Campo Erê

Modelo

Dez pessoas em pé, ambiente interno, faixa agradecimento governador
O município de Modelo recebeu, na noite de sexta-feira, 24, o governador Carlos Moisés, quando foi firmado um convênio de R$ 800 mil para a reforma e ampliação da sede da Apae da cidade.

“Atendemos 104 alunos de Modelo, Sul Brasil, Serra Alta e Bom Jesus do Oeste. Nossa Apae sempre teve uma carência na estrutura física, nossas salas são pequenas, mas isso vai mudar. Hoje somos presenteados com os recursos do Governo do Estado e com isso vamos conseguir fazer muitas melhorias. Vamos renovar e revitalizar nossa instituição”, destacou a presidente da Apae de Modelo, Marines Artigas do Amaral Zanini.

Faxinal dos Guedes
Governador abraça mulher, ao fundo outras pessoas, ambiente interno
Governador durante ato em Faxinal dos Guedes
No sábado, dia 25, pela manhã, ocorreu o último ato da viagem do Governador à região, na inauguração da ampliação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Celso Ramos em Faxinal dos Guedes. Dos recursos anunciados pelo governador neste ato, a maior parte foi para iniciativas voltadas à educação especial de dez municípios da região. Os investimentos atendem as Apaes de Faxinal do Guedes (R$ 581,40 mil), de Ipuaçu (R$ 100 mil), Xaxim (R$ 110,67 mil), Passos Maia (R$ 200 mil), Ouro Verde (R$ 250 mil), Ponte Serrada (R$ 285 mil), Xanxerê (R$ 300 mil), Entre Rios (R$ 350 mil), São Domingos (R$ 350 mil), Aberlardo Luz (R$ 1 milhão), além das instituições Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê (R$ 38,53 mil) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê - Apadavix, (R$ 192 mil).

A Apadavix também foi contemplada com mais R$ 500 mil para a construção da sua sede. “Hoje atendemos em um espaço cedido por um empresário. O anúncio do governador Carlos Moisés, nesta manhã, é a melhor surpresa e notícia que professores, alunos e pais dos deficientes visuais e auditivos de Xanxerê e região recebem. É um sonho que buscamos há muito tempo.”, disse Rosane Becker Cavalheiro, presidente da Associação.

(Com informações e fotos da Secom)