Três pessoas em pé, microfone, ambiente interno
Foto: Peterson Paul / Secom

O governador Carlos Moisés destacou os investimentos históricos que a educação especial está recebendo em Santa Catarina durante a abertura do XVII Congresso Estadual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) na tarde desta terça-feira, 21/09, em Florianópolis. Moisés também elogiou o trabalho de excelência realizado pela equipe técnica da FCEE na qualificação dos projetos contemplados. A cerimônia de abertura do evento, organizado pela Federação das APAEs de Santa Catarina (FEAPAES/SC) com apoio do Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), contou com a participação da presidente da FEAPAES/SC, Alice Kuerten, a presidente da FCEE, Janice Krasniak, e demais autoridades, parceiros e autodefensores.

“Nós precisamos de um olhar diferenciado para a educação especial, um olhar de inclusão. É necessário acreditar que ela traz bons resultados, humanizando as relações, qualificando os professores. Por tudo isso, o Governo do Estado tem esse olhar sistêmico, fazendo os maiores investimentos da história nesse setor. Não basta apenas dizer que a educação é o futuro. São necessárias ações e nós estamos fazendo isso”, ressaltou o governador, destacando o investimento em 2021 de mais de R$ 100 milhões em repasses para instituições especializadas de todas as regiões do Estado, como Apaes, Associações de Amigos do Autista (Amas) e Associações de Surdos, Deficientes Físicos e Visuais.

O governador Moisés também destacou o trabalho de excelência realizado pela FCEE na qualificação dos projetos contemplados. “Hoje estamos colhendo o resultado de muito trabalho, um trabalho realizado com excelência pela equipe técnica da FCEE”, afirmou.

A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, explicou que o Governo do Estado está analisando mais de 600 projetos de melhorias e reformas nas instituições especializadas. Segundo ela, o Executivo honrará com todos esses compromissos, incluindo um investimento de mais de R$ 10 milhões apenas na área de tecnologia, com a aquisição de equipamentos para professores e educandos.

Na avaliação da presidente da Federação estadual das Apaes, Alice Kuerten, o momento é de agradecer a parceria com o Governo do Estado, que está realizando “grandiosos investimentos” nas instituições. Ela também fez um apelo: “Desejo que esse congresso nos leve a pensar e repensar os nossos desafios, de todos que militam na educação especial”.

O XVII Congresso das Apaes tem como tema “Educação Especial em Tempos de Educação Remota: Tecnologias e Práticas Interdisciplinares” e deve reunir, de maneira online e presencial, aproximadamente seis mil profissionais das diversas áreas como educação, saúde e assistência social, além de simpatizantes da causa.

Também estavam presentes na cerimônia a vice-governadora, Daniela Reinher, o ex-tenista presidente de honra do Instituto Guga Kuerten, Guga Kuerten, o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozzi, a primeira-dama do Estado e presidente da Rede Laço de Voluntaria, Késia Martins da Silva, o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, e o deputado Vicente Caropreso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

(Com informações da Secom)

Compartilhe nas Redes Sociais

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: FCEE | Acesso restrito