Três pessoas em pé, microfone, ambiente interno
Foto: Peterson Paul / Secom

O governador Carlos Moisés destacou os investimentos históricos que a educação especial está recebendo em Santa Catarina durante a abertura do XVII Congresso Estadual da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) na tarde desta terça-feira, 21/09, em Florianópolis. Moisés também elogiou o trabalho de excelência realizado pela equipe técnica da FCEE na qualificação dos projetos contemplados. A cerimônia de abertura do evento, organizado pela Federação das APAEs de Santa Catarina (FEAPAES/SC) com apoio do Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), contou com a participação da presidente da FEAPAES/SC, Alice Kuerten, a presidente da FCEE, Janice Krasniak, e demais autoridades, parceiros e autodefensores.

“Nós precisamos de um olhar diferenciado para a educação especial, um olhar de inclusão. É necessário acreditar que ela traz bons resultados, humanizando as relações, qualificando os professores. Por tudo isso, o Governo do Estado tem esse olhar sistêmico, fazendo os maiores investimentos da história nesse setor. Não basta apenas dizer que a educação é o futuro. São necessárias ações e nós estamos fazendo isso”, ressaltou o governador, destacando o investimento em 2021 de mais de R$ 100 milhões em repasses para instituições especializadas de todas as regiões do Estado, como Apaes, Associações de Amigos do Autista (Amas) e Associações de Surdos, Deficientes Físicos e Visuais.

O governador Moisés também destacou o trabalho de excelência realizado pela FCEE na qualificação dos projetos contemplados. “Hoje estamos colhendo o resultado de muito trabalho, um trabalho realizado com excelência pela equipe técnica da FCEE”, afirmou.

A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak, explicou que o Governo do Estado está analisando mais de 600 projetos de melhorias e reformas nas instituições especializadas. Segundo ela, o Executivo honrará com todos esses compromissos, incluindo um investimento de mais de R$ 10 milhões apenas na área de tecnologia, com a aquisição de equipamentos para professores e educandos.

Na avaliação da presidente da Federação estadual das Apaes, Alice Kuerten, o momento é de agradecer a parceria com o Governo do Estado, que está realizando “grandiosos investimentos” nas instituições. Ela também fez um apelo: “Desejo que esse congresso nos leve a pensar e repensar os nossos desafios, de todos que militam na educação especial”.

O XVII Congresso das Apaes tem como tema “Educação Especial em Tempos de Educação Remota: Tecnologias e Práticas Interdisciplinares” e deve reunir, de maneira online e presencial, aproximadamente seis mil profissionais das diversas áreas como educação, saúde e assistência social, além de simpatizantes da causa.

Também estavam presentes na cerimônia a vice-governadora, Daniela Reinher, o ex-tenista presidente de honra do Instituto Guga Kuerten, Guga Kuerten, o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozzi, a primeira-dama do Estado e presidente da Rede Laço de Voluntaria, Késia Martins da Silva, o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, e o deputado Vicente Caropreso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

(Com informações da Secom)